Arquivo

Caixa Agrícola da Serra da Estrela passa na inspeção do Banco de Portugal

O Grupo Crédito Agrícola passou com distinção no Programa Especial de Inspeções realizado pelo Banco de Portugal aos oito principais bancos nacionais, no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira estabelecido com a “toika”.

A análise teve em conta toda a carteira de crédito do grupo, de que faz parte a Caixa Agrícola da Serra da Estrela, tendo-se verificado a «adequação dos valores globais da imparidade registada nas contas consolidadas do grupo, uma vez que à data o grupo possui já alocado provisões muito superiores às necessidades detetadas pelos inspetores, não sendo necessária qualquer correção», adianta o Crédito Agrícola. O mesmo comunicado refere que a inspeção aos ativos da Caixa Agrícola da Serra da Estrela concluiu pela «correta formalização e constituição de provisionamento para imparidades», sendo que apresenta um rácio de solvabilidade de 19 por cento quando o mínimo é 8 por cento. Também o rácio de transformação é inferior a 80 por cento, «o que lhe dá um forte conforto de liquidez para apoio ao desenvolvimento regional, cumprindo antecipadamente e com grande margem os limites impostos pelo acordo da “troika”, colocando-a como uma das mais sólidas do grupo», lê-se ainda.

O grupo assinala que a atividade comercial da Caixa Agrícola da Serra da Estrela registou um incremento de 23 por cento, num volume global de recursos e crédito que ascende a 263 milhões de euros. «A sua situação económico-financeira consolidou-se numa tendência crescente, não obstante as fortes quebras» verificadas no setor bancário. De resto, após a remodelação das agências dos Tinta e de Celorico da Beira, a instituição inaugurou no passado sábado o novo balcão de Gouveia. Na Guarda, a transferência dos serviços para o edifício do “Café Central”, na Rua Marquês de Pombal, vai ocorrer durante este ano. A Caixa Agrícola da Serra da Estrela é a única instituição de crédito com sede no distrito da Guarda, operando em sete concelhos (Manteigas, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Pinhel). Tem 15 agências espalhadas pela região.

Caixa Agrícola da Serra da Estrela passa na
        inspeção do Banco de Portugal

Sobre o autor

Leave a Reply