Quatro vinhos da Beira Interior foram distinguidos este ano na nona edição dos Prémios Arribe com uma medalha de ouro e três de prata. O concurso decorreu na localidade de Trabanca (Salamanca) no início de agosto, numa organização da associação Vinduero‐Vindouro.
Estiveram à prova 319 néctares de 44 denominações de origem de Portugal e Espanha e os resultados foram conhecidos na semana passada, sendo que 18 vinhos receberam medalhas de ouro e 74 foram galardoados com prata. O júri formado por 23 enólogos e profissionais atribuiu o Grande Arribe de Ouro, o principal prémio do concurso, ao “Allgo”, da adega CM Wines (Dão). Da Beira Interior, o “Óptima Pergunta” de 2011, da Adega Cooperativa Beira Serra, de Vila Franca das Naves (Trancoso), obteve um Arribe de Ouro, enquanto os vinhos brancos “Aforista” de 2012 (Daniel Cavaleiro Saraiva) e “Fora de Jogo” 2011 (Beira Serra) alcançaram o Arribe de Prata. A mesma distinção conseguiu o “Dom Manuel I”, de 2010, da Adega Cooperativa de Pinhel.
De acordo com a organização, o júri internacional sublinhou a elevada qualidade dos vinhos a concurso nesta edição, «com pontuações que classificam muitos deles como excelentes». O regulamento estabelece três tipos de prémios: o Arribe de Ouro, atribuído ao primeiro vinho de cada categoria com mais de 90 pontos, e o Arribe de Prata, para pontuações acima de 85 e inferiores a 90. Já o Grande Arribe de Ouro é concedido ao vinho com a maior pontuação do concurso desde que esteja acima dos 94 pontos. Os galardões serão entregues a 26 de outubro, em Trabanca, e na ocasião será revelado o prémio especial para o Melhor Desenho e Imagem Corporativa.