Arquivo

Autarcas recandidatam-se na Cova da Beira

Apesar de apenas revelar a sua decisão em Junho, tudo aponta que Carlos Pinto se vai recandidatar à Câmara da Covilhã. Pelo menos é essa a convicção do presidente da distrital do PSD de Castelo Branco, Carlos São Martinho, que está «certo» que o actual deputado, com mandato de presidente suspenso, «continuará a ser» o presidente do município da “cidade neve” no próximo mandato.

No Fundão não havia dúvidas desde Janeiro, altura em que Manuel Frexes apresentou a sua recandidatura para «continuar a obra» deste mandato que termina em Outubro. Já em Belmonte, o cenário continua em aberto, apesar da concelhia laranja ter apoiado a candidatura independente de Dias Rocha. De acordo com Carlos São Martinho, a distrital ainda está a «analisar» esta possibilidade e tudo vai depender de «algumas negociações». Sem querer especificar em concreto, o presidente do PSD de Castelo Branco afirma apenas que se trata de «cuidados a ter com candidaturas independentes» apoiadas pelo partido. Penamacor é, no momento, o único caso mais complicado, depois de se saber que Domingos Torrão – que em 2001 concorreu como independente pelo PSD – deverá ser apoiado pelo PS em Outubro. «Pensávamos que Domingos Torrão iria cumprir a promessa de se recandidatar outra vez com o apoio do PSD, mas isso parece estar a ser difícil com as pressões do PS», desabafa Carlos São Martinho, criticando a forma de actuar dos socialistas. «O PS está a fazer chantagem com as promessas de contratos-programas», acusa.

Além de Victor Pereira para a Câmara da Covilhã, o PS aposta ainda em Domingos Torrão para poder conquistar a autarquia de Penamacor. Esta possibilidade já tinha sido avançada no dia em que arrancou a campanha para as últimas legislativas, pois o actual presidente penamacorense marcou presença no almoço de apoio a José Sócrates. Em Belmonte, o PS deverá apoiar a recandidatura de Amândio Melo, tal como já tinha acontecido em 2001. No Fundão, o nome que se aponta para liderar a lista socialista é o de Conceição Martins. A CDU, apesar de alguns nomes já estarem definidos, apenas irá divulgar a sua lista de candidatos no início de Junho, enquanto no CDS/PP não há ainda candidatos conhecidos.

Sobre o autor

Leave a Reply