Arquivo

Autarca do Porto pede a Marcelo um «Portugal menos centralista»

O Presidente da Câmara do Porto pediu esta manhã ao novo Presidente da República que «lute contra a desigualdade e a injustiça» e defenda uma mudança de mentalidades para «um Portugal menos centralista».

«Com a sua voz e a sua autoridade, peço-lhe que lute contra a desigualdade e injustiça. Erga também a sua voz em defesa de um Portugal menos centralista, um Portugal que deixe enfim respirar os que querem ousar, arriscar, fazer mais e melhor. Estamos a falar de muito mais do que um centralismo de interesses. Estamos a falar de mentalidades e da sua necessária mudança», afirmou Rui Moreira na receção formal a Marcelo Rebelo de Sousa, que esta sexta-feira termina no Porto três dias de tomada de posse.

O autarca independente alertou ainda que Portugal «está mais assimétrico e, desgraçadamente, mais desigual», porque o país «são todos os portugueses, mas são ainda muito diferentes as condições em que vivem e aquilo a que podem aceder».

Por sua vez, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos portuenses para que «jamais troquem a sua liberdade, o seu rigor no trabalho, os seus gestos de luta e de coragem por qualquer promessa de sebastianismo político ou económico».

O segundo pedido do presidente foi que as gentes do Porto nunca se rendam à ideia errada que «é uma fatalidade que Portugal esteja votado a ser pobre, dependente ou injusto». Na curta intervenção, Marcelo citou Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga e Alexandre Herculano, lembrando a frase deste último de que o Porto é um lugar em que «rudeza e virtude são muitas vezes companheiras».

O Presidente da República foi recebido esta manhã por Rui Moreira, com um grande aparato protocolar a marcar a chegada aos Paços do Concelho do Porto. Muitos populares aguardavam o presidente, com grades e fitas de proteção a separar as pessoas da cerimónia.

Após passar revista a guarda de honra da GNR e ouvir o hino nacional, Marcelo subiu ao salão nobre da câmara, onde decorreram os discursos. A visita insere-se nas cerimónias de tomada de posse, iniciadas na quarta-feira. Durante a tarde, Marcelo irá visitar o Bairro do Cerco, um dos maiores bairros da cidade do Porto.

Sobre o autor

Leave a Reply