Arquivo

Atividades mil para assinalar 25 de abril na região

Na Guarda, as celebrações começaram ontem à noite e prosseguem na sexta com sessão comemorativa no Centro Escolar da Sequeira

Há inúmeras iniciativas para celebrar os 38 anos do 25 de abril na região.

Na Guarda, a data começou a ser assinalada ontem à noite, com o espetáculo de música e poesia “25 de abril – Cantar a Liberdade”, no auditório municipal, que homenageou, entre outros, Zeca Afonso, Ary dos Santos e Adriano Correia de Oliveira. Houve também atuações do Grupo Rosinha (Centro Cultural da Guarda), projeto Assobio (de César Prata e Vanda Rodrigues) e do Grupo de Cantares da Sequeira, com a colaboração do coro infantil. A intemporal “Grândola Vila Morena”, cantada em uníssono por todos os participantes, marcou o fim do evento.

Hoje, pelas 9 horas, tem lugar na Praça do Município o hastear da bandeira, com a presença dos Bombeiros Voluntários da Guarda e da Filarmónica de Famalicão da Serra. Pelas 13 horas, realiza-se o tradicional almoço comemorativo, no restaurante “Mamã Celeste”, organizado por um grupo de amigos do 25 de abril e que está aberto a todos mediante inscrição. Já na sexta-feira o Centro Escolar da Sequeira recebe uma sessão comemorativa para sensibilizar as crianças para os ideais de Abril. A iniciativa inclui canções, dramatizações e apresentações multimédia evocativas do acontecimento, a cargo dos alunos daquela escola e da EB1 Carolina Beatriz Ângelo. No final haverá uma simbólica largada de pombas.

Em Celorico da Beira, a autarquia e as Juntas de São Pedro e Santa Maria prepararam para esta manhã uma caminhada pela liberdade, entre o Largo do Tribunal e a Capela de Senhora dos Azares, que culminará com um almoço convívio. Ontem, decorreu no bar dos Bombeiros Voluntários de Seia um jantar dos “Amigos da Liberdade” e na Casa da Cultura da Mêda realizou-se um espetáculo comemorativo intitulado “José Afonso: 25 anos depois”. Em Manteigas, o Dia da Liberdade será celebrado a partir das 16 horas, no auditório do Centro Cívico, ao som de New Music FPM (Funk Pop Music). Serão também entregues os prémios do XXVI Concurso Fotográfico de Manteigas e atribuídos os prémios de mérito escolar relativos a 2010/2011, além de serem divulgadas as bolsas para a frequência do ensino superior no presente ano letivo.

Em Pinhel, as comemorações começam pelas 10 horas, com o hastear da bandeira na Parada Coronel Lima da Veiga. Pelas 14h30 haverá um encontro de escolinhas de futebol, no Centro de Congressos Desportivos e Exposições, e à noite terá lugar a iniciativa “Museu à Noite – 25 de Abril”, que terá como conferencista o General Monteiro Valente.

Em Gouveia, a sessão evocativa decorre na freguesia de Folgosinho. O programa inicia-se pelas 10 horas, com uma arruada pela Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra. Posteriormente, será lançada a obra “caminho natural”, que vai ligar o Curral do Negro, junto a Gouveia, a Folgosinho e ao Covão da Ponte, numa sessão em que participa o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Silva Monteiro.

Também hoje, pelas 12 horas, o Município de Trancoso inaugura, no Centro Cultural daquela cidade, uma exposição dedicada a Aristides de Sousa Mendes.

Covilhã e Fundão também celebram 25 de abril

Na Covilhã, as comemorações iniciaram-se ontem, com um concerto da Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Artes da Covilhã no Teatro Municipal. Houve ainda uma “Arruada pela Liberdade” no Pelourinho, promovida pela União dos Sindicatos de Castelo Branco, com atuações do Grupo de Dança e Movimento do GIR e da Filarmónica Recreativa Carvalhense. À mesma hora, a Banda da Covilhã promoveu uma noite de fados subordinada ao tema ”Fados e Revolução” e o auditório do Unidos FC do Tortosendo recebeu um tributo a Zeca Afonso.

Na mesma freguesia realiza-se esta tarde, na escola do 1º e 2º ciclo, a festa “Abril de novo com a força do Povo”, organizada pela Comissão de Freguesia do Tortosendo do PCP, com o grupo “Balão Mágico” e um arraial. Na Covilhã, depois do içar da bandeira e do hino tocado pela Filarmónica Recreativa Carvalhense, tem lugar a habitual sessão solene da Assembleia Municipal. Às 15 horas, há um desfile das fanfarras dos bombeiros da Covilhã, Belmonte, Fundão e Oleiros na Praça do Município e depois a inauguração do requalificado Parque Florestal e do Jardim Botânico de Montanha, no Parque Alexandre Aibéo. As comemorações terminam no sábado à noite com uma gala de fados “Leões da Serra” no Teatro Municipal.

No Fundão, a Praça do Município recebeu ontem o concerto “ComTradições d’Abril”, protagonizado pelo grupo homónimo e pelos músicos convidados A.P. Braga, Arlindo de Carvalho, Trad&Varius e Desconcerto do Mundo. Após o concerto, à meia-noite realizou-se a tradicional arruada do 25 de Abril, com a participação da Banda Filarmónica Silvarense.

Música, poesia e iniciativas diversas marcam as comemorações da Revolução de Abril

Comentários dos nossos leitores
Helena Pimenta helenapiemnt@hotmail.com
Comentário:
Para ti Pai: 25 de Abril Sempre Ao Jornal O Interior Bem-haja
 

Atividades mil para assinalar 25 de abril na região

Sobre o autor

Leave a Reply