Arquivo

As melhores imagens de 2005 em Seia

Casa Municipal da Cultura mostra vencedores do 6º Prémio Visão/BES e World Press Photo

Está patente, até ao final do mês, em Seia, um balanço em imagens dos momentos mais marcantes de 2005. Este “portfolio” impressionante pode ser visto na Casa Municipal da Cultura, que acolhe uma exposição de fotografia e fotojornalismo, correspondente ao 6º Prémio Visão/BES e World Press Photo, com as melhores foto-reportagens do ano passado. A mostra tem vindo a percorrer o país, sendo composta por dezenas de instantâneos de acontecimentos que fizeram a actualidade no país e no mundo.

O júri da sexta edição do principal prémio de fotojornalismo português recebeu 5.815 fotografias, tendo distinguido 38 imagens e 18 fotógrafos, cujos trabalhos podem agora ser apreciados em Seia. A grande vencedora de 2005 foi uma fotografia de Pedro Correia, repórter do “Jornal de Notícias”, que demonstra sentimentos de tristeza e comoção durante o funeral de um agente da PSP morto na Amadora a 20 de Março desse ano. Um acontecimento que lhe valeu também o principal prémio na categoria Reportagem, com oito imagens a preto e branco tiradas durante o cortejo fúnebre de Paulo Alves, 23 anos, um dos três polícias mortos em serviço na Amadora. Já o prémio Vida Quotidiana foi atribuído a Luís Ramos, do “Público”, com uma imagem do Carnaval nos Açores, enquanto Bruno Simões Castanheira (“Diário de Notícias”) conquistou o galardão do melhor Retrato graças à fotografia de uma jovem e uma criança que perderam a casa em Lisboa, após um incêndio. Nesta exposição podem ainda ver-se os festejos da Juventude Leonina, claque do Sporting, após um golo marcado ao Benfica, momento captado pelo “freelancer” Paulo Cordeiro, vencedor da categoria Desporto.

Ou a fotografia de Leonel Castro (“Jornal de Notícias”), cuja objectiva captou pessoas evacuadas após um incêndio e venceu a secção Notícias. Em Natureza, Joel Santos, “freelancer”, ficou em primeiro lugar com uma imagem tirada na Praia do Abano, em Sintra. As fotos vencedoras estiveram expostas no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no final de Setembro, ao lado da mostra do World Press Photo, passando depois por Portimão e Porto.

Sobre o autor

Leave a Reply