Arquivo

As diferentes formas de comemorar o 25 de Abril na região

Um pouco por toda a região multiplicam-se por estes dias as comemorações do 25 de abril. Celebrado na segunda-feira, o dia da Liberdade proporciona este ano um fim-de-semana prolongado aos portugueses e inúmeras inaugurações, concertos e sessões solenes na região.

Em Celorico da Beira a data é assinalada com uma “Marcha da Liberdade”, às 9h45, entre o Bairro de Santa Luzia e os Paços do Concelho, seguindo-se uma homenagem aos soldados de Abril e aos militares naturais do concelho que combateram na Guerra Colonial. Pelas 11h30 será inaugurada a exposição “Paredes da Liberdade” no Centro Cultural e, à noite (21h30), sobe ao palco o grupo Feiticeiros para o concerto “Cantar Abril”. Na Covilhã os festejos decorrem entre hoje e 1 de maio e ficam marcados pelo regresso das comemorações ao Pelourinho na noite de 24, com um concerto do vocalista dos Perfume Tozé Santos e um espetáculo de fogo-de-artifício à meia-noite. Antes disso, no sábado destaca-se a “2ª Grande Gala do Fado – 25 de Abril Sempre” no Teatro Municipal. Já na segunda-feira haverá uma arruada (10 horas) com distribuição cravos e a habitual sessão solene da Assembleia Municipal. Na terça-feira, a biblioteca municipal acolhe uma conferência sobre políticas culturais e, de 29 de abril a 1 de maio, haverá uma feira do livro de escritores covilhanenses, no Jardim Público.

O município do Fundão assinala o 42º aniversário do 25 de Abril com um concerto da Orquestra Municipal do Fundão, em Valverde (sábado, 17h30) e na Aldeia Nova do Cabo (domingo, 18 horas). Também no domingo, na Praça do Município, sobem ao palco os Primabril Ensemble e AP Braga, a partir das 22 horas seguindo-se uma arruada à meia-noite. Já na segunda-feira há sessão solene, às 10 horas. Na Guarda está previsto para amanhã (18 horas) uma conferência sobre “A censura na roda do medo”, por Fernando Paulouro Neves na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL). Na segunda-feira, as comemorações incluem a sessão solene comemorativa, dedicada este ano a “Os 40 anos do Poder Local”. A encerrar o dia, o TMG recebe o concerto do projeto Abri’Lux, às 21h30. Ao longo do dia estão ainda previstas diversas inaugurações.

Por Manteigas os festejos já começaram e envolvem os alunos das escolas do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Ontem foi inaugurada a exposição “Desta canção que apeteço” no Centro Cívico e no domingo à noite haverá um concerto pelo grupo Cantares D’ Outrora, no auditório do Centro Cívico. Na quarta-feira, no mesmo local, acontece o espetáculo “História de sempre do 25 de Abril”, pelos alunos das escolas do concelho. Em Pinhel o Dia da Liberdade é evocado com uma sessão solene e um concerto da Banda Filarmónica local no Jardim 5 de Outubro. Em Seia a revolução merece um concerto de Rui David & Os Tocautores no Cineteatro Municipal da Cultura, no sábado (21h30). Antes, o palco será do grupo de teatro Senna em Palco com um momento evocativo encenado por Alexandre Sampaio. No dia seguinte realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal.

Por sua vez, a Câmara de Trancoso inicia os festejos no domingo (15h30) com o lançamento do livro “Entre o Real e o Fantástico”, de Luís Rente, no auditório do Pavilhão Multiusos. Às 21h30 há música no Convento de São Francisco – Teatro Municipal com “In Fadus – Pedrinhas da Calçada”. Na segunda-feira as comemorações prosseguem com a III Corrida da Liberdade.

Sobre o autor

Leave a Reply