“Tiro, 2015”, de Alexandre Coxo, foi a obra vencedora do Prémio Abel Manta de Pintura 2017, anunciou a Câmara de Gouveia, que organiza este galardão.
A sétima edição registou o concurso de 84 obras, de 60 artistas de todo o país. Natural de Matosinhos (1987), Alexandre Coxo vive e trabalha no Porto. É licenciado em Pintura pela Faculdade de Bela Artes da Universidade do Porto e mestre em Medicina Veterinária pela UTAD. Expõe regularmente desde 2012 em Portugal e no estrangeiro. O júri, constituído pela arquiteta Isabel Manta (neta do pintor Abel Manta), pela artista plástica Mónica Nogueira e pelo arquiteto Raimundo Aires (em representação do município) selecionou ainda 13 obras de dez artistas para integrarem uma exposição a realizar no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.
Segundo a autarquia, a entrega do prémio, com um valor monetário de 5 mil euros, e a inauguração da mostra vão decorrer no início das Festas do Senhor do Calvário, em agosto. Os artistas que vão expor são Alexandre Coxo, Ana Ferreira, Orquídia Castro Silva, Ana Pais Oliveira, Susana Chasse, Catarina Machado, Ivone Maurício Pereira, Frederico Ramires, Arménio Diniz dos Santos e Maria de Lourdes Pinto.