Arquivo

Aleluia

Deliberações autárquicas. Saúda-se a decisão da Câmara da Guarda em avançar com as obras do Centro de Estágio de Desportistas. Perante o arrastar do processo junto do Governo Central, foi corajosa a decisão de fazer avançar as máquinas e proceder ao movimento de terras para a construção dos campos de jogos constantes do plano de execução do Centro de Estágios. Numa visita ao local dá-se conta que o ritmo dos trabalhos decorre em bom ritmo pelo que é de esperar para breve a utilização dos dois relvados naturais e de outro artificial. A infra-estrutura servirá para treino das várias equipas de futebol de formação estando também prevista a sua utilização informal em horários aos fins-de-semana.

Polis. Afinal o semi-coberto de cor branca, em forma de tenda, na Guarda-Gare, vai ficar fechado. Após várias reuniões da Direcção Polis chegou-se à conclusão que os mosquitos naquela zona são muitos pelo que se optou por tapar completamente a tenda. Deste modo poderá ser aí feito o circo que anualmente visita a Guarda e que tem sempre de se andar a montar e a desmontar. Assim fica de um ano para o outro. Outra vantagem de se cobrir a estrutura é que assim pode servir para pista de dança, para projectar filmes ou mesmo em caso de necessidade para garagem dos Camiões “TIR”.

IPG. Nunca como agora se assistiu a tal integração do Instituto na vida da cidade. Depois das eleições há um novo fôlego na vida da Instituição. Foram feitos protocolos com várias associações de modalidades para avançar com projectos desportivos. O Andebol e o Voleibol estão a ser apoiados pelo Instituto (e também pela Câmara Municipal), sendo de prever que a curto prazo os Guardenses possam assistir a espectáculos desportivos com alguma qualidade. A base de constituição das equipas é formada pelos estudantes da licenciatura em Educação Física (que vai voltar a ser leccionada no Instituto), enriquecida pelos estudantes de outros cursos e escolas, estando ainda aberta à participação de todos os não estudantes que tenham um pouco de jeito e queiram fazer parte das equipas.

Futebol. Vai arrancar novamente o futebol na Guarda. Embora alguns defendessem o arranque só na próxima época porque dava mais tempo para preparar o aparecimento do clube, ganhou a facção do arranque imediato. O argumento que fez a diferença foi o de que avançando só em 2005/2006, tal poderia ser visto como uma “caça” aos votos para as eleições autárquicas desse ano. Para já a Câmara comprometeu-se a construir um campo de apoio ao estádio municipal, uma antiga “pecha” da Desportiva da Guarda, no local onde estavam as antigas piscinas e que hoje está transformado em verdadeiro depósito de lixo. A Equipa da Guarda começará por recrutar jogadores para disputar a subida à 1ª divisão Distrital. Os treinos de captação vão iniciar-se logo a seguir ao Euro 2004 aproveitando o entusiasmo criado por essa competição.

Por: Fernando Badana

Sobre o autor

Leave a Reply