Arquivo

Aldeias Históricas definem plano de ação para 2018

É necessário que os municípios que integram a rede das Aldeias Históricas acelerem a execução do programa de valorização económica dos seus recursos endógenos até final do próximo ano. Embora a dotação financeira atribuída seja já 2,5 milhões de euros, a este valor podem ainda juntar-se mais de 875 mil euros de prémio de eficiência caso a taxa de execução seja igual ou superior a 70 por cento no final do próximo ano.

O aviso foi deixado pelo vice-presidente da rede, no passado dia 10, em Belmonte, aquando as apresentação do programa de ação até 2018. António Robalo frisou que o sucesso depende da execução levada a cabo pelos autarcas e o objetivo da reunião passou mesmo por «sensibilizar os municípios para o bom desenvolvimento deste programa», referiu o também edil do Sabugal. De forma a aumentar a sustentabilidade turística do projeto e a captação de novos investimentos para o território, a inovação vai ser o foco durante os próximos anos das Aldeia Históricas. Segundo explicou a coordenadora do projeto, Dalila Dias, se no plano anterior a estrutura técnica de gestão, o programa de animação e o de comunicação estavam em destaque, «este quadro vem trazer uma novidade, que é a inovação e naturalmente que a estratégia que definimos é muito mais ambiciosa e onde queremos apostar fortemente nessa nova componente».

Desta forma os objetivos poderão passar pelo criação de «uma incubadora de novos projetos ligados à fileira agroalimentar e também às indústrias culturais e criativas». Para isso será necessário a articulação dos municípios e a identificação das novas oportunidades de negócio «para que cheguem até nós as melhores propostas e que faz mais sentido serem desenvolvidos nestes territórios», declarou a responsável. O novo plano de ação contempla ainda duas atividades de animação turística em cada uma das aldeias envolvidas, num total de 24 eventos por ano, bem como «novas iniciativas numa lógica de inovação que depois, numa fase seguinte, se consolidem no território, e que no futuro permitam até desenvolver outras iniciativas complementares» adiantou Dalila Dias.

Sobre o autor

Leave a Reply