A AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, o município de Celorico da Beira, a empresa municipal Emcel e o Crédito Agrícola vão desenvolver o projeto “Empreender + Celorico da Beira”.
O acordo de cooperação foi assinado na segunda-feira e destina-se a fomentar o empreendedorismo e apoiar a criação de empresas e de emprego no concelho, no âmbito da iniciativa municipal “+ Comércio + Celorico”. De acordo com António Oliveira, presidente da AENEBEIRA, o projeto prevê o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas, nomeadamente «a realização de formação para os atuais e futuros empreendedores, consultoria no apoio à criação e desenvolvimento do negócio, encaminhamento para o acesso ao financiamento/sistemas de incentivos e acompanhamento pós arranque do negócio». Outros objetivos são «estimular e orientar investimentos a realizar por micro e pequenas empresas para a melhoria dos produtos e/ou serviços prestados e modernização», assim como preparar os empreendedores para o lançamento de um novo projeto no mercado.
O “Empreender + Celorico” pretende ainda estimular a exploração de novas oportunidades de negócio através da disponibilização de um conjunto de instrumentos/medidas. De acordo com os promotores, o projeto prevê uma ação de formação de 175 horas e a disponibilização de um conjunto de serviços técnicos e de acompanhamento. «Celorico da Beira foi o primeiro município a aderir a este projeto, sendo intenção desta associação desenvolvê-lo também nos restantes concelhos da sua área de intervenção», adiantou António Oliveira. O protocolo foi assinado na passada segunda-feira na Câmara celoricense pelo vice-presidente da autarquia, José Luís Cabral, a vereadora Maria do Céu Louro, o presidente da AENEBEIRA, António Oliveira, e o diretor da Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela, José Fernando Tomás.