Arquivo

A Neve

mitocôndrias e quasares

Em pouco mais de 1 mês e meio assistiu-se a queda de neve por 6 vezes. Este fenómeno, cada vez mais raro nos últimos anos por estas paragens, fez-me procurar perceber um pouco mais como surge a neve.

A neve é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam-se em flocos de neve. Isto é comum em grandes altitudes, mas nem toda a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e eles derretem. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus positivos, pois a grande altitude e pressão inferior à atmosférica impede que a neve se derreta.

Um dos fenómenos mais curioso associados com a neve é a possibilidade de certos organismos biológicos desempenharem um importante papel na sua formação.

A descoberta destes seres vivos e da sua importância no ciclo da água poderiam permitir que os investigadores a realizarem previsões meteorológicas mais eficazes, bem como compreender melhor a relação entre a biosfera e o clima. Estes organismos poderiam ser utilizados provocar a queda de precipitação em zonas áridas do globo terrestre.

Um outro fenómeno interessante é a formação de cristais de neve, que, apesar de vulgar, é único porque se formam estruturas únicas de cristais de gelo.

Os cristais de neve formam-se em nuvens frias, muito acima da Terra. A altitudes muito elevadas, onde a temperatura desce a -40ºC, o vapor de água das nuvens pode congelar subitamente, transformando-se em cristais de gelo. Nas nuvens mais baixas onde a temperatura é mais elevada, o vapor de água congela lentamente em torno de partículas empurradas pelo vento, quando a temperatura desce aos 0ºC. Os cristais de neve, formam-se assim, em torno de pequenas partículas de poeira, levados pelo vento. Com microscópios muito potentes, é possível visualizar as partículas escondidas no interior dos cristais de neve.

Os cientistas pensam que existem essencialmente quatro formas de cristais de neve. A mais simples é de longas e aguçadas agulhas. As restantes três têm seis lados – são hexágonos. A forma adquirida pelos cristais de neve depende da temperatura sob a qual se formam. Cada cristal de neve é diferente, possuindo um padrão característico. Ao observares cristais de neve, verás padrões dentro de padrões, estrelas dentro de estrelas. Quando crescem e se tornam mais pesados, caem sobre a Terra. Os cristais quando caem agrupam-se em flocos, que podem ter de 2 a 200 cristais diferentes. Se o ar abaixo das nuvens de neve está a uma temperatura superior a 0ºC, os flocos derretem transformando-se em chuva. Mas, se o ar estiver frio, os flocos vão cair sobre a Terra, formando-se um manto branco. No solo os flocos perdem as suas formas delicadas, tornando-se redondos e homogéneos.

Se quiser ver a delicada forma dos flocos de neve deves recolhê-los num pano escuro quando caem do céu!!!!

Por: António Costa

Comentários dos nossos leitores
otavio otaviopfm@hotmail.com
Comentário:
Adorei.
 

Sobre o autor

Leave a Reply