Arquivo

A Guarda vista do céu

Uma nova perspectiva em livro

“A Guarda vista do Céu”: é este o título do novo livro de uma já larga colecção, que abarca cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Macau. Um livro fotográfico, que nos oferece uma vista completamente nova da nossa cidade e das freguesias que nos rodeiam. O autor das fotos é Filipe Jorge, arquitecto, fotógrafo e director editorial e dono da editora Argumentum. Foi também ele quem teve a ideia de realizar esta colecção.

Tirar fotografias aéreas é um hobby seu, de já há muitos anos, mas esta colecção começou a ganhar forma graças a mapas de arquitectura, desenhados para algumas capitais de distrito juntamente com equipas de arquitectos dos respectivos distritos. No nosso, o arquitecto convidado foi António Saraiva, ex-aluno desta escola. Em conjunto, tinham desenhado o mapa da Guarda, há já 5/6 anos. A ideia para este livro sobre a nossa cidade surgiu há 2 anos. Porquê a espera? O objectivo era fotografar a Guarda no seu melhor: com neve. Devido à ausência da mesma no Inverno 07/08, as fotografias tiveram de ser adiadas até ao Inverno 08/09. O 1º voo foi realizado em Janeiro de 2009, durante o qual foram tiradas as fotos à cidade. Depois disso, e antes de ser possível fotografar as freguesias e cidades circundantes, foi necessário fazer um reconhecimento terrestre, para arranjar pontos de referência. Nos meses de Junho, Julho e Agosto, as fotos aos locais foram tiradas em 3 voos. Paralelamente, António Saraiva escrevia os textos, e um circuito lógico para a apresentação das localidades era traçado. Já nos passos finais, foi feita a selecção das fotos e o ajuste aos textos. Nesta altura, sente-se uma certa angústia por não se poder mostrar todas as fotos que se gostaria. Existiam entre 1500 a 2000 fotografias! De seguida, detectam-se pequenos lapsos de paginação e legendagem, retiram-se fotos por desajuste à impressão final, e revêem-se outras para as substituir. Há reuniões com os designers para falar sobre a lógica da disposição de fotos e textos, e, por fim, o manuscrito segue para as gráficas, onde o corpo final é formado, e o livro impresso.

Para além das imagens e respectivos textos, este livro inclui também uma introdução, que pretende criar um enquadramento histórico. Esta foi escrita pela Drª. Maria Antonieta Garcia, historiadora e socióloga, já com vários trabalhos publicados, e uma referência a nível da região.

O objectivo do livro é divulgar o concelho. Tal é possível, uma vez que a sua publicação, através da Argumentum, é realizada a nível nacional e internacional. A saída está a ser boa, com grande procura por parte de livrarias como a Bertrand e a FNAC, e grande aceitação por parte do público, apesar de a Guarda ser uma cidade um pouco desvalorizada. De acordo com o Arq. Saraiva, supõe-se que os principais “consumidores” do livro se dividam em 3 grupos: guardenses, que habitam quer cá, quer noutros pontos do país ou do Mundo (estes últimos para que possam mostrar aos amigos algo identificativo e caracterizador da sua terra); amantes da fotografia, para engrossarem o seu espólio; e estudiosos do território, geógrafos, como meio complementar do seu trabalho.

No fim de tudo isto, temos um livro com 120 fotos, história e descrição da nossa cidade e das 52 freguesias do concelho, que viajará um pouco por todos os pontos do mundo, e que dará a conhecer um novo rosto da Guarda – o aéreo. Uma obra que mostrará o que de belo e paisagístico tem a nossa terra.

Ana Lurdes Logrado (10º A)

A Guarda vista do céu

Sobre o autor

Leave a Reply