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A fraca prestação da região na BTL

CIM Beira e Serra da Estrela anulada pela Turismo do Centro

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realizou em Lisboa de 25 de fevereiro a 1 de março na FIL (em Lisboa), recebeu cerca de 70 mil visitantes. Segundo a organização, a maior feira de turismo realizada em Portugal «consolidou o crescimento alcançado» nos anos anteriores, em número de visitantes, expositores e compradores internacionais. E se os primeiros dias foram dedicados aos visitantes profissionais, aos operadores portugueses e estrangeiros, foi no sábado e domingo, com o certame aberto à população, que a BTL encheu com um público multifacetado e sedento de descobrir as ofertas de rotas e destinos.

O Turismo do Centro, com um stand bem dimensionado e melhor localizado, onde promovia a nova assinatura, “um país dentro do país”, e onde, supostamente, deveria albergar alguns operadores da Beira Interior e as Comunidades Intermunicipais do centro – supostamente, porque, na verdade, não era percetível a sua presença. Segundo Pedro Machado, presidente do organismo que tutela o Turismo no centro, «a região é a maior em área geográfica do país, somos 100 municípios», justificando assim que «comunicar tudo é difícil» até porque uma região tão vasta tem naturalmente uma «grande diversidade, e comunicar essa diversidade é o nosso desafio».

Para Pedro Machado, estar na BTL é muito importante pois «o Centro tem no mercado interno 70 por cento» dos visitantes e «destes temos uma grande concentração na grande Lisboa», mas, por outro lado, considera que esta «não é uma feira de municípios» explicando que «o desafio não é compatível, não somos concorrentes, mas o que é o negócio do turismo e que é gerador de receita, é o empreendedorismo, são os empresários e as empresas, e isso é pouco compatível com a presença individual do município», concluindo que «não promovemos mas também não retiramos essa capacidade e autonomia para que cada um se possa promover individualmente, mas não é isso que acrescenta negócio ao município, não é isso que faz com que as unidades hoteleiras sejam procuradas». O presidente do Turismo do Centro explica ainda que «temos um balcão único para as 8 comunidades intermunicipais», cuja ideia foi «sugerida por um autarca», mas cuja dinâmica consistiu, apenas, na distribuição de flyers e ´desdobráveis. Um balcão onde não se percebia quem era quem e os desdobráveis se amontoavam enquanto os visitantes iam revolvendo e tirando aleatoriamente folhas que levavam num saco já cheio de brindes.

Natura IMB Hotels

Mas se por baixo do “chapéu” do Turismo do Centro a presença de produtos ou destinos da Beira Interior era praticamente nula – reduzida a folhetos e um posto empreendedor do Madre de Água Hotel Rural -, foi possível encontrar alguns espaços de promoção da região. O Gupo IMB (hotéis Lusitânia, Vanguarda, Turismo da Covilhã, Covilhã Parque e H2Hotel) levou à BTL a imagem da Serra com um outdoor do seu hotel de Unhais e sugerindo o que de melhor há na região: a natureza. O grupo hoteleiro de maior dimensão regional acabou por ser o verdadeiro estandarte do turismo da Beira Interior mostrando qualidade, profissionalismo e saber fazer.

Aldeias Históricas

Com uma imagem forte, as Aldeias Históricas cativaram por ser um dos stands mais sóbrios da BTL. O preto continua a ser a cor dominante de um excelente palco onde houve espaço para mostrar a vida e a cultura das aldeias que constituem a associação. Com um programa intenso e animação, as novas rotas foram promovidas junto dos visitantes mais atentos e conquistaram muitos potenciais turistas para as Aldeias.

”A Guarda por si”

Sem surpresa, e apresentando a estrutura que já tinha utilizado na FIT, a Câmara da Guarda foi à BTL com ambição, apostando na promoção das rotas pedestres, na natureza e no património histórico. “A Guarda Por Si” foi a mensagem e a promoção da FIT 2015 (no stand do Turismo do Centro) o desiderato, numa presença que contou com a visita de Passos Coelho para satisfação de Álvaro Amaro. Os “Anjos da Guarda” deram lustro à imagem da cidade mais alta ao corporizaram os momentos mais agradáveis e singulares e a degustação de produtos locais e do bolo D. Sancho intentou conquistar os turistas pela boca. Mas, para além do nome da cidade e a promoção da FIT, pouco mais houve em termos de apresentação de argumentos para visitar a cidade e o concelho, apesar dos muitos desdobráveis e da roda-da-sorte (para dar esferográficas e afia-lápis).

Almeida com nuestros hermanos

A fronteira separa mas na FIL uniu: Almeida e Ciudad Rodrigo foram juntas à BTL e deram-se muito bem. O stand comum exibia o património arquitetónico das duas localidades, mas também relevava os momentos altos da história, como o Cerco de Almeida, a cultura e a tradição das terras de fronteira. Com uma mostra de artefactos tradicionais, artes e saberes e uma constante atividade, Almeida e Ciudad Rodrigo atraíram constantemente visitantes e curiosos.

Belmonte do museus

Apesar de pequeno, o stand Belmonte tinha muito para mostrar. Os visitantes foram surpreendidos com a estratégia e a variedade de oferta de Belmonte: a promoção do Ecomuseu e apresentação do Ecno Cine e do Festival de Cinema Judaico; a divulgação da Feira Medieval; a rota das Judiarias e a degustação de produtos kosher e o património arquitetónico. Belmonte mostrou a intensidade da sua oferta em pouco espaço e ainda contou com promoção no stand das Aldeias históricas.

Manteigas do vale glaciar

Aparentemente sem grande ambição, o stand de Manteigas foi o verdadeiro coração da Serra. Aglutinando diferentes realidades de um pequeno concelho, a Vila teve a natureza como patamar para mostrar a sua capacidade de atração. A degustação excelentemente preparada pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, confecionando e servindo, nomeadamente, os pasteis de feijoca que deliciaram os visitantes. E a apresentação da “Casa do Comendador Francisco Esteves” que muito mais do que um turismo rural, é uma visita à vida e obra do industrial, é o contacto com a natureza, com a fruta e o azeite, com os lanifícios da Sotave, com o «segredo de gerações», com direito a dormida e o convite para ser «comendador por um dia».

Figueira

Com um pequeno stand, Figueira de Castelo Rodrigo apostou tudo na promoção de Castelo Rodrigo, convidando os visitantes a conhecer, logo ali, ainda que virtualmente, os lugares mais emblemáticos da aldeia histórica. Figueira de Castelo Rodrigo apresentou na feira as “Grandes Rotas e Caminhos Pedestres” do concelho. As provas de vinho, nomeadamente no stand do Turismo do Centro, foram a outra aposta promocional, com os néctares de excelência que se produzem no concelho a deliciarem os paladares dos visitantes da BTL.

Luis Baptista-Martins

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