Arquivo

À conversa com os mais pequenos

Dia Internacional do Livro Infantil é festejado na Guarda com encontro entre alunos e autoras

Comemora-se amanhã o Dia Internacional do Livro Infantil, uma data assinalada na Guarda com um encontro das autoras do livro “Os vizinhos da Casa Azul” com os pequenos leitores de várias escolas do 1º ciclo do ensino básico da cidade. A iniciativa é promovida pela biblioteca municipal que, em articulação com as bibliotecas escolares, quer chamar a atenção para a importância da literatura infantil.

A história “Os Vizinhos da Casa Azul”, de Francisca Oliveira e Vera do Vale, ambas Educadoras de Infância ligadas à Guarda, foi premiada em 2002 com o Prémio Mundial do Conto Infantil, promovido pela Associação Mundial de Educadores, sediada em Espanha, subordinado ao tema “Aprender a Ser e Aprender a Viver Juntos”. Os alunos das escolas Augusto Gil, Bonfim, Guarda-Gare, Lameirinhas e Santa Zita vão ter a possibilidade de contactar e trocar impressões com as autoras de um livro que lhes é dirigido. O encontro está marcado para a manhã de sexta-feira, com uma primeira sessão na Escola da Guarda-Gare e uma segunda no Paço da Cultura. Esta iniciativa

faz «todo o sentido para destacar a importância da leitura», sublinha António Oliveira, director da biblioteca municipal da Guarda. Francisca Oliveira é natural do Peso da Régua, mas lecciona actualmente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda. Já Vera do Vale é natural da Guarda, também educadora, mas vive em Coimbra onde lecciona. A particularidade de “Os vizinhos da Casa Azul” consiste no CD de música que vem com o livro. É que o conto premiado narra a história de dois vizinhos que vivem numa cidade serrana e que entram em conflito. Dessa zanga vai surgir uma banda de música e uma terceira pessoa que procura restabelecer a amizade.

Sobre o autor

Leave a Reply