Arquivo

27 indivíduos identificados pela GNR no Alvendre

Chamada anónima alertou as autoridades para um possível confronto armado entre dois grupos de etnia cigana

A GNR da Guarda identificou, na última segunda-feira, no Alvendre, 27 indivíduos de etnia cigana e apreendeu seis espingardas caçadeiras, 179 cartuchos de chumbo, 13 cartuchos de bala e 18 cartuchos de zagalote.

A operação foi desencadeada no seguimento de uma chamada anónima, pelas 13h30, segundo a qual estaria em preparação «um confronto armado entre dois grupos», adiantou o comandante do destacamento da GNR da Guarda. Segundo o tenente Luís Costa, a rápida intervenção dos militares terá impedido que se registassem quaisquer tipos de quezílias. «Chegados ao local, encontrámos um grupo de indivíduos num penhasco, onde supostamente se teriam desfeito das armas», referiu. Inicialmente, apenas foram destacados cinco militares para a localidade, situada a meia dúzia de quilómetros da Guarda, «mas dadas as circunstâncias, foram pedidos reforços». No total, estiveram no Alvendre 25 homens. No entanto, terá sido «difícil» verificar quais dos indivíduos estariam munidos de armas de fogo, já que estas foram abandonadas antes da GNR chegar ao local.

Mais tarde, já pelas 18h30, as autoridades foram novamente chamadas à aldeia, tendo apreendido mais uma caçadeira. Para já, continuam as diligências necessárias para a investigação do caso. «Foi levantado o auto e feita uma comunicação ao tribunal, que, posteriormente, deverá delegar o caso na GNR», adiantou o oficial, acrescentando que alguns dos indivíduos envolvidos são de etnia cigana e residentes no Alvendre. Entretanto, noutra operação, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vilar Formoso efectuou uma busca domiciliária a uma residência em Figueira Castelo Rodrigo, tendo sido apreendido diverso material proveniente de furtos. Na mesma operação foram constituídos como arguidos dois indivíduos, que tinham na sua posse os artigos roubados.

Sobre o autor

Leave a Reply