Os produtores de ovinos Serra da Estrela e de caprinos do concelho de Gouveia já podem candidatar-se à atribuição de apoios e incentivos por parte da autarquia. A fase de candidaturas termina no final do mês.
Aprovado em 2019, o Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se «aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura» no município. Os jovens agricultores poderão beneficiar de um incentivo financeiro de 5.000 euros na primeira instalação no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou caprinicultura. A autarquia destinou também um incentivo à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela, e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos.
O município atribuirá ainda um incentivo para aumento de efetivo pecuário reprodutor de 10 euros por animal até ao máximo de 30, e de seis euros por animal para mais de 30 animais, no que respeita a ovinos da raça Serra da Estrela. Já o aumento do efetivo pecuário reprodutor para ovinos de outras raças e caprinos é incentivado com um subsídio de cinco euros por animal (até 30 animais) e de três euros para mais de 30 animais. Está ainda previsto um incentivo para a produção de leite Serra da Estrela por ovinos das explorações com assento de lavoura no concelho, sendo que para o leite Serra da Estrela laborado/transformado em queijarias locais será atribuído o apoio de 0,02 euros/litro, e para o leite laborado/transformado fora do âmbito das queijarias do concelho será de 0,005 euros/litro.
Por sua vez, as queijarias devidamente legalizadas podem candidatar-se a um incentivo no valor de 250 euros por ano. Devido à pandemia as candidaturas devem ser formalizadas através de email (reginalopes@cm-gouveia.pt) ou pelo telefone (238 490 210).