Um casal foi detido pela GNR por omissão de auxílio em acidente de viação ocorrido no concelho de Celorico da Beira.
Segundo o Comando Territorial da Guarda, a detenção registou-se na passada sexta-feira na sequência de um alerta para um acidente no Caminho Municipal nº1.096, entre Vila Boa do Mondego e Espinheiro. No local, os militares do posto de Celorico da Beira apuraram que um veículo ligeiro de passageiros tinha colidido contra um ciclomotor, provocando ferimentos graves ao condutor de 17 anos do ciclomotor. A vítima foi transportada para o Hospital de Viseu.
«Foi ainda possível apurar-se que o condutor, de 60 anos, e a ocupante, de 63, abandonaram o veículo ligeiro e colocaram-se em fuga, omitindo auxílio ao condutor do ciclomotor que ficou prostrado na via», adianta a GNR em comunicado. Os suspeitos, «que estavam escondidos perto da zona do acidente», acabaram por ser localizados, tendo a patrulha verificado que o veículo tinha chapas de matrícula falsas.
Além disso, o condutor «não possuía seguro de responsabilidade civil, nem habilitação legal para conduzir, sendo já reincidente neste tipo de ilícitos, e estava sob o efeito de álcool, motivos que levaram à sua detenção. A ocupante do veículo foi também detida por omissão de auxílio», acrescenta a GNR.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira. A ação contou com o reforço do posto de Fornos de Algodres, do Destacamento de Trânsito (DT) da Guarda e do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da Guarda.