A neve que caiu nos últimos dias foi uma dádiva para a reabertura da estância de esqui da Serra da Estrela, que começou a funcionar esta quarta-feira com regras adaptadas ao atual contexto pandémico.
A utilização de máscara é obrigatória nos espaços interiores e nas pistas, apenas uma pessoa por banco na telecadeira e limitação de quatro pessoas no interior da loja são algumas das medidas. As aulas de esqui para grupos foram suprimidas, só estando disponível a opção individual e a venda de “forfaits” é exclusivamente online para evitar filas.
O material alugado (capacetes, bastões ou botas de esqui) será desinfetado após cada utilização e os capacetes terão gorros de proteção descartáveis. A Turistrela definiu ainda circuitos diferenciados de circulação no interior para evitar o cruzamento entre pessoas. Já a lotação máxima da estância ao fim de semana passa para 350 pessoas, quando nos outros anos chegava às 1.100.
«Vamos sensibilizar, permanentemente, as pessoas para a necessidade de se manterem afastadas e seremos intransigentes no cumprimento das regras», refere Carlos Varandas, responsável pela única estância de esqui em Portugal.