Arquivo

Festival da Cereja invade Fundão em Junho

Gastronomia ligada ao fruto “rainha”, Feira de Artes e Sabores e música são alguns dos atractivos entre os dias 4 e 26

Gastronomia, feira de Artes e Sabores, concertos, visitas guiadas a pomares de cereja e muita animação é o que prometem a Câmara e a Fundão Turismo – Empresa Municipal para o próximo mês com um grande festival em torno do fruto considerado “rainha e senhora” no concelho. O Festival da Cereja, que decorrerá de 4 e 26 de Junho, sucede à campanha de promoção da cereja realizada no ano passado durante os jogos do Europeu de Futebol. Desta vez, e apregoando que “Depois de começar, ninguém consegue parar”, o Fundão volta a apostar na cereja como «ícone turístico» para promover economicamente o concelho, salienta o vereador Paulo Fernandes.

A gastronomia associada à cereja merece destaque em 20 restaurantes do concelho, bem como na quinta edição do Festival Gastronómico da Cereja, organizado pela Escola Profissional do Fundão entre 13 e 15 de Junho. Paralelamente, haverá visitas guiadas aos pomares em pleno processo de recolha do fruto, a cargo das empresas de animação turística Serra Aventura e Grau Cinco. Já a Feira de Artes e Sabores, onde se poderá encontrar todo o tipo de produtos locais do concelho, decorrerá durante as manhãs de sábado na Praça Velha. Produtores de cereja, artesãos, produtores de enchidos e doçaria serão alguns dos participantes num certame animado pelas sonoridades do Grupo de Sopros da Academia de Música e Dança do Fundão. Já as noites de sábado acolhem um «pequeno festival, mas de grande qualidade» de “Word Music” com grupos do Brasil, França e Galiza na Praça do Município. A abertura, a 11 de Junho, está a cargo dos galegos “Berrogüetto”, seguindo-se a 18 o mago brasileiro da concertina Borguetti. Os ritmos ciganos e a energia electrizante dos “La Caravane Passe”, de França, encerram este mini-festival de música do mundo no dia 25 de Junho.

Na véspera, a autarquia e a Fundão Turismo têm preparada uma “Ceia de Mistérios e Alquimias” no cenário histórico de Castelo Novo para promover ao mesmo tempo a riqueza histórica, patrimonial, as lendas, tradições e o imaginário daquela Aldeia Histórica. Entretanto já está assegurada a participação do município, pelo quinto ano consecutivo, na Festa da Cereja no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa a 17 de Junho, bem como uma acção de promoção nas Docas de Lisboa. «Vamos divulgar a nossa cereja e tentar atrair esse público, maioritariamente jovem, para visitar o concelho», acrescentou por sua vez Dias Rocha, administrador da Fundão Turismo. Para tal, serão brevemente colocados nos postos de turismo do concelho um guia sobre o município. “Fundão, 365 dias à descoberta” aborda a restauração, hotelaria, animação turística, produtos regionais, eventos e os principais locais turísticos.

Museu de Artes Culinárias da Europa em perspectiva

Com este festival, que «consolida a cereja como marca» do Fundão, a autarquia pretende criar dentro de «quatro a cinco anos» um Museu de Artes Culinárias da Europa. Trata-se ainda de uma «ideia», cujos detalhes serão divulgados no próximo mês, mas que a autarquia está a registar com vários nomes para que não seja «ultrapassada». Museu de Artes Culinárias Nacional, Internacional e da Europa são as possibilidades, sendo que esta última está a ganhar mais força. «Creio que não existe nenhum museu do género em toda a Europa do Sul», diz o vereador da Cultura, adiantando que se tratará de um edifício novo com «uma imagem forte». O futuro museu, a candidatar ao próximo QCA, deverá ter uma vertente «interpretativa e histórica» das gastronomias e uma área «demonstrativa e lúdica», com um restaurante associado de cinco estrelas, adianta Paulo Fernandes. Um projecto que poderá dar um «empurrão definitivo à gastronomia e produtos locais», acredita. A Câmara conta com o apoio do conhecido cozinheiro Michel, actualmente a seleccionar duas receitas fundanenses para promover e vender numa rede de hipermercados no país. O chefe marcará ainda presença no Fundão, provavelmente a 19 de Junho, para a confecção de um bolo com cereja e castanhas.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply