Arquivo

Os candidatos no distrito da Guarda

PS e PSD já têm quase definidos os seus cabeças de lista para as próximas autárquicas no distrito da Guarda. Só falta mesmo conhecer os nomes da CDU e do CDS, em aberto estão igualmente os candidatos em Almeida. Em Aguiar da Beira, os socialistas apostam em António Madeira para derrotar o actual presidente social-democrata Fernando Andrade, que se recandidatará.

Já em Celorico da Beira, a “transferência” anunciada de António Caetano para o PSD vai encontrar pela frente a candidatura de José Monteiro pelo PS. Em Figueira de Castelo Rodrigo houve alguma contestação no seio da família socialista à volta da escolha do empresário hoteleiro Carlos Alberto Panta, enquanto a indicação de António Edmundo, actual vice-presidente da autarquia (PSD), foi pacífica.

Em Fornos, o autarca José Miranda vai recandidatar-se a um terceiro mandato, tendo como adversário o socialista António Elvas da Rocha. Na vizinha Gouveia, é certa a recandidatura do social-democrata Álvaro Amaro, contra João Paulo Agra, que avança como independente pelo PS.

Na capital do distrito, o jogo já está quase todo em cima da mesa. Ana Manso (PSD), Joaquim Valente (PS) e Aires Diniz (CDU) são os candidatos à presidência da Câmara do distrito. Resta saber o que vai fazer o CDS, cuja concelhia tem reivindicado uma candidatura próprio, possivelmente de Joaquim Canotilho. Em Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, actual vereador na autarquia da Guarda, é a grande aposta do PS para destronar José Manuel Biscaia (PSD), edil desde 1993. Na Mêda, o “dinossauro” social-democrata João Mourato avança para mais um mandato e terá como adversário José Lopes, presidente do Sporting Clube local. Quase definidos estão os cabeças de lista à Câmara de Pinhel. António Ruas (PSD) ainda não confirmou recandidatura, mas é dado como certo na “cidade-falcão”, enquanto o PS aposta em Abel Grilo.

No Sabugal está tudo definido. Manuel Rito, vice-presidente da autarquia, substitui António Morgado na lista do PSD e vai ter como opositor um conterrâneo do Soito, José Freire (PS), ex-presidente da Câmara e candidato derrotado nas últimas autárquicas. Em Seia, o socialista Eduardo Brito e o social-democrata Nuno Vaz serão os protagonistas da campanha de Outubro. Para Trancoso, o nome de Carlos Martins é dado como provável pelo PS num bastião social-democrata e de Júlio Sarmento, que, ao contrário do anunciado no início deste mandato, vai recandidatar-se. Em Vila Nova de Foz Côa, o PS aposta em Emílio Mesquita, enquanto o PSD avança com Gustavo Duarte, antigo deputado e actual vice-presidente da Câmara.

Sobre o autor

Leave a Reply