Plataforma Logística Integrada Abastecedora do Interior e Beiras (PLIAB) é o nome do projecto que a Câmara de Celorico da Beira vai apresentar este sábado. A apadrinhar a cerimónia de apresentação da nova estrutura, que resulta de uma parceria da autarquia com o grupo empresarial Fernando Tavares Pereira, vai estar a secretária de Estado da Industria, Comércio e Serviços, Maria da Graça Proença de Carvalho, para além de uma comitiva de empresários da Bulgária.
Em nota enviada à comunicação social, a autarquia de Celorico da Beira sublinha tratar-se daquele que poderá ser «o maior investimento da Beira Interior Norte». A PLIAB vai ficar implementada junto ao futuro parque industrial da vila, numa zona privilegiada de intersecção das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, que apresenta uma área aproximada de 10 hectares. A nova estrutura vai ficar limitada a sul pela EN 16 e a Norte pelo IP5/A25. Boas acessibilidades a que se junta ainda o facto de ficar localizada a cerca de um quilómetro da estação de caminhos-de-ferro de Celorico-Gare. Tendo em conta a «situação estratégica» do concelho, o Grupo Fernando Tavares Pereira, impulsionador de outros projectos empresariais no distrito da Guarda, não teve receio em avançar com um investimento financiado com capitais próprios. Um dos objectivos que se pretende atingir é que este projecto, que poderá ser o “elemento-âncora” de outras valências complementares, venha a ser uma plataforma de apoio aos transitários, rodoviários e ferroviários. Da mesma forma, a PLIAB ambiciona ser uma base de apoio a cargas e descargas de todo o tipo de mercadorias, esperando-se também que possa funcionar como armazenamento dos produtos, de modo a viabilizar um mercado abastecedor celoricense, igualmente previsto no projecto.
A PLIAB será também constituída por uma área de escritórios de apoio às empresas, um espaço reservado ao parqueamento, oficina, linhas de lavagem com capacidade para 300 camiões, postos de abastecimento para todo o tipo de veículos, um parque com capacidade para 50 auto-caravanas e preparado para dar resposta a todo o tipo de operações de manutenção de veículos pesados. Isto para além de um hotel com 30 quartos, restaurante, balneários e zonas verdes e de lazer. Dando seguimento à parceria estabelecida, a Câmara vai vender o terreno a um preço simbólico ao grupo empresarial Fernando Tavares Pereira, que, por sua vez, se dispõe a erguer um empreendimento avaliado em vários milhões de euros. Para além de potenciar a atracção de novas empresas para o concelho – o investidor conta já com a fixação de outros empresários portugueses, espanhóis e de outros países europeus, a PLIAB vai criar cerca de 200 novos postos de trabalho. Uma comitiva da Bulgária, constituída por empresários, pelo embaixador búlgaro em Portugal e pelo antigo vice primeiro-ministro, vai estar presente na cerimónia de lançamento do projecto.
Ricardo Cordeiro