Sopa de rabo de boi ou creme de requeijão com sabores do bosque são algumas das especialidades que vão ser postas à prova na quinta edição do Festival de Sopas da Serra da Estrela. O certame, que este ano bate todos os recordes de sopas a concurso e de participantes, vai realizar-se domingo no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio (Gouveia), a partir das 12h30. A presidir ao júri da iniciativa da ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela vai estar a conhecida Filipa Vacondeus.
À disposição dos visitantes, e a concurso, vão estar 34 sopas, que serão confeccionadas no local por 25 participantes oriundos dos cinco concelhos da zona de intervenção da ADRUSE: Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia. De realçar que o número de visitantes e concorrentes tem aumentado ao longo dos anos, tendo-se registado em 2003 um recorde de sopas a concurso (28) e de participantes (23), bem como no total de sopas servidas, mais de 2.000. Números que este ano são superados nesta autêntica festa gastronómica da Serra que tem vindo a suscitar cada vez mais interesse e apetite. O concurso destina-se a particulares, profissionais da restauração da região e instituições/entidades, sendo de destacar a elevada participação de colectividades, nomeadamente de Ranchos Folclóricos. Quanto ao cardápio das receitas a provar apresenta um variado leque de opções. Assim, para além das sopas de grão, de castanha, de rabo de boi ou à lavrador, existem outras, confeccionadas com produtos tradicionais mas mais elaboradas, como a ortigada de pombo bravo ou o creme de requeijão com sabores do bosque.
As receitas concorrentes podem participar nas categorias de Sopas de S. Martinho, Sopas de Castanhas e Outras Sopas (tradicionais da Serra da Estrela), esperando-se por novas e agradáveis surpresas como tem sucedido em edições anteriores. Depois de apreciar cada sopa, Filipa Vacondeus, grande nome da culinária portuguesa, vai então anunciar os nomes dos vencedores nas categorias de Sopa de Castanha, Outra Sopa, Profissionais da Restauração, Instituições de Solidariedade Social/Colectividades e Melhor Sopa do Festival. Um galardão que no ano transacto foi ganho pela sopa de castanhas de Maria Rosário Pires, de Linhares da Beira. As sopas são confeccionadas no local pelos concorrentes em stands individuais, distribuídos por duas tendas, num total de aproximadamente 500 metros quadrados. O banquete tem início agendado para o meio dia e meio, mas a avaliar pelo que tem acontecido nos anos anteriores, é melhor chegar cedo para não correr o risco de ficar de “barriga vazia”. E para ajudar à digestão, a organização preparou várias actividades paralelas como as actuações da Filarmónica Popular Manteiguense e da Fanfarra “Nem Fá Nem Fum”, de Famalicão. Para os mais pequenos, haverá animação de rua e vários ateliers temáticos. O Festival de Sopas da Serra da Estrela pretende promover a divulgação da gastronomia local, valorizando as receitas de sopas tradicionais da região. Realizou-se pela primeira vez em 2000, integrado na Feira e Cultura realizada anualmente na freguesia de S. Paio, mas insere-se actualmente na estratégia da ADRUSE de valorização dos produtos locais e no desenvolvimento turístico da região.
Ricardo Cordeiro