Arquivo

Quem será o próximo presidente?

Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) inicia na terça-feira um novo ciclo e um dos temas em agenda é a escolha do novo presidente da entidade que congrega 15 concelhos do distrito da Guarda e Cova da Beira.

O PS está em maioria no Conselho Intermunicipal, formado pelos presidentes de Câmara, com nove elementos, contra sete do PSD – que tem vantagem na Assembleia Intermunicipal graças ao número de votos obtido nas últimas autárquicas –, pelo que muitos autarcas veem com bons olhos que a CIMBSE seja presidida por um socialista. O INTERIOR apurou que há também cada vez mais adeptos de que o próximo presidente seja oriundo dos municípios da antiga NUTIII Beira Interior Norte, que está representada em larga maioria. «Acho natural que assim seja, isto sem querer alimentar uma guerra entre a Beira Alta e a Beira Baixa. Parece-me o ideal da rotatividade, que chegou a altura deste lado da CIM assumir funções depois dos autarcas da Cova da Beira [Covilhã e Fundão]. Mas tem que haver uma concertação entre todos», admite um dos eleitos, que pediu para não ser identificado.

Contudo, caso não haja acordo, o sucessor de Paulo Fernandes na presidência da CIMBSE poderá ser o presidente de Câmara mais velho, de acordo com a jurisprudência existente nesta matéria e já aplicada numa Comunidade Intermunicipal próxima. Se isso acontecer, a escolha recairá sobre António Dias Rocha, que tem 66 anos. Se o edil de Belmonte não aceitar o cargo, poderá ser Álvaro Amaro, autarca da Guarda, que conta 64 anos. De acordo com este critério, a terceira opção é António Robalo, presidente da Câmara do Sabugal, de 60 anos. Segundo apurou O INTERIOR, a permanência da sede na Guarda já estará ultrapassada porque a cidade mais alta está no centro da CIMBSE.

Sobre o autor

Leave a Reply