A seleção sub-14 da Associação de Futebol da Guarda (AFG) alcançou uma das melhores classificações de sempre no Torneio Lopes da Silva, que terminou na sexta-feira em Elvas com a vitória do Porto.
Com três vitórias e duas derrotas, os jovens guardenses ficaram no “top ten” da competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ocupando o oitavo lugar após um final de prova eficaz. O torneio começou mal com a Guarda a perder tangencialmente (1-0) com Bragança e Beja, mas as boas indicações deixadas nos primeiros jogos deram frutos na terceira jornada, em que os guardenses derrotaram Portalegre por 2-0. E a verdade é que a seleção da AFG não voltou a perder. Na quarta-feira ganhou 3-2 a Angra do Heroísmo e na quinta derrotou por 2-0 a seleção da Madeira, um resultado que afastou os insulares da final. O Porto acabou por sagrar-se vencedor da 23ª edição do torneio ao vencer a AF Lisboa por 1-0.
Pela AF Guarda alinharam os jogadores Pedro Costa, Rodrigo Pina e Diogo Costa (todos do NDS); Leonardo Costa, João Diamantino e João Madeira (todos da ED Gouveia); Pedro Pinto, Tomás Silva e Vasco Figueiredo (todos da AD São Romão); Rodrigo Nunes e Gonçalo Nascimento (ambos da ADRC Aguiar da Beira); Rafael Caçador e Bernardo Silva (ambos do Sp. Celoricense); Rodrigo Cachinho (Sp. Mêda); João Cabral (Os Pinhelenses); David Santos (GD Trancoso); Ricardo Pires (Figueirense) e Marco Vinhas (Sp. Sabugal).
Promovida com o apoio da AF Portalegre, o Torneio Lopes da Silva é a maior competição de formação organizada anualmente em Portugal, juntando cerca de 400 atletas em representação das 22 seleções das Associações de Futebol regionais e distritais.