A segunda edição da ENERTECH – Feira das Tecnologias para a Energia começou hoje no Sabugal. O evento é comissariado pelo cientista Fernando Carvalho Rodrigues.
O certame é organizado pelo município e vai decorrer até domingo no pavilhão municipal e envolvente numa área coberta de 2.200 metros quadrados. O seu propósito é divulgar equipamentos e sistemas de energias naturais por empresas locais, nacionais e estrangeiras.
Este ano a ENERTECH terá dias temáticos dedicados aos profissionais (dia 26), ao conhecimento e inovação (dia 27) e à família (dia 28). A feira contará ainda com sessões de demonstração de equipamentos, conferências sobre eficiência energética e inovação – amanhã, pelas 14h30, o tema será “Desafios para a Sustentabilidade Energética” e no sábado, pelas 14 horas, terá lugar um ciclo intitulado “Ciências na Energia e Eficiência Energética” seguido do seminário “Oportunidades do Comércio Eletrónico” – e será complementada com uma feira de artesanato e uma área de divulgação das empresas locais, denominada “Made in Sabugal”.
Durante o evento haverá atividades lúdicas, tais como balão de ar quente, insufláveis, “game day”, “test-drive” e “pump track bike”, bem como concertos.
O objetivo da organização, que envolve ainda os Politécnicos da Guarda e Castelo Branco, a UBI, a ENERAREA, a ADES e o Fórum Florestal, é divulgar o concelho do Sabugal como «exemplo da importância que o aproveitamento das energias naturais representa no desenvolvimento da economia e qualidade de vida das populações».