Arquivo

UBI entra no ranking da Times Higher Education

A Universidade da Beira Interior (UBI) estreou-se este ano no ranking de 2017 da Times Higher Education (THE) dedicado às instituições de ensino superior mais jovens – com 50 anos ou menos.

A lista divulgada esta tarde inclui ainda as universidades de Aveiro, Minho, Nova de Lisboa e ISCTE (Lisboa). Segundo o “Expresso” online, os 13 indicadores avaliados são os mesmos utilizados no Ranking Mundial das Universidades e organizam-se em torno de cinco áreas: ensino, investigação, citações, desempenho internacional e impacto na indústria. Mas estão calibrados de forma a refletir melhor a missão destas instituições mais recentes e mais dinâmicas.

Entre as cinco instituições de ensino superior portuguesas no ranking, o destaque maior vai para a Universidade do Aveiro, que a THE coloca em 81º lugar. Ainda que a variação não seja significativa, são dois lugares acima quando comparado com o ranking de 2016. No mesmo lugar estão ainda as universidades de Roma III e a de Verona, ambas em Itália.

Já as restantes instituições portuguesas posicionam-se entre 101º e 150º lugares – a partir do 100º não se indicam as posições.

Pelo terceiro ano consecutivo, o ranking da THE é liderado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Olhando para a totalidade das 200 instituições listadas há 48 países representados, com uma forte presença australiana (23 universidades), francesa (16) e espanhola (15). O Reino Unido é, no entanto, o país com maior presença (27).

Se a Europa domina e, tudo indica que continuará a marcar uma presença forte neste ranking, a concorrência das instituições asiáticas é cada vez maior: representam já mais de um quarto do top 200, ocupando 55 lugares da tabela.

Sobre o autor

Leave a Reply