Arquivo

Classe e potência no BMW Série 3 Gran Turismo

Esta semana O INTERIOR fez à estrada ao volante do renovado Série 3 Gran Turismo da BMW, um modelo que alia a elegância de um coupé à habitabilidade de uma berlina de luxo.

O carro cedido pela Matos & Prata, concessionário da marca alemã no distrito da Guarda, chegou ao mercado português em julho com uma imagem renovada, um interior mais sofisticado, novos conteúdos tecnológicos e uma gama de motores, na sua maioria, mais potentes e também mas económicos.

No exterior, os principais elementos em destaque são as óticas dianteiras e os faróis de nevoeiro por LED, as ponteiras de escape de maior diâmetro, jantes de novo desenho, duas novas cores e entradas de ar redesenhadas, nas linhas de acabamento Luxury Line e Sport Line.

No habitáculo sobressai o aumento da qualidade de materiais, para a decoração revista e para a oferta de mais opções de cores e revestimentos em pele. O Série 3 Gran Turismo passa a ser, ainda, o primeiro BMW do seu segmento a poder montar a mais recente geração do sistema de navegação Professional, propondo também, em opção, um sistema de carregamento por indução para smartphones, que inclui ainda um hotspot WiFi e uma porta USB adicional na consola central.

Os motores vêm da família de propulsores modulares EfficientDynamics, caracterizada pela cilindrada unitária de 500 cc. E todos contam com tecnologia TwinPower Turbo. Na maioria dos casos, há a registar um aumento do rendimento e uma redução do consumo, que pode ir até 14 por cento, por via, também, dos melhoramentos introduzidos nas caixas de velocidades (manuais e automáticas), no sistema start/stop e na regeneração da energia de travagem.

Outra novidade são os três motores a gasolina e ainda um dos diesel. O 320i Gran Turismo é animado por um quatro cilindros de 2,0 litros com 184 cv, com o 330i Gran Turismo a recorrer à variante de 252 cv deste bloco, enquanto o novo 340i Gran Turismo se faz valer dos seis cilindros de 3,0 litros e 326 cv. Já o 325d Gran Turismo recorre a um novo quatro cilindros de 2,0 litros com 224 cv. No activo mantêm-se os 318d (2.0 de 150 cv), 320d (2.0 de 190 cv), 330d (3.0 de 258 cv) e 335d (3.0 de 313 cv).

A caixa automática Steptronic de oito velocidades é montada de série nas versões 330i, 340i, 325d, 330d e 335d, sendo opcional para os restantes modelos, ao passo que a tração integral xDrive é de série no 335d e uma opção disponível para os 320d, 330d e todas as versões a gasolina.

Todas as versões oferecem Bluetooth, ar condicionado automático, direção Servtoronic e seis airbags. O INTERIOR testou um 318d Gran Turismo, cujo preço é de 56.405,50 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply