Fotógrafa freelancer, e também modelo, Filipa Saldanha concluiu este ano letivo o curso de Comunicação Multimédia no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
Escolheu este curso por ser aquele que tinha as duas áreas da sua eleição, a comunicação e a fotografia, através da qual tem contribuído para a promoção institucional do IPG.
“É para mim um grande orgulho ser a cara da minha segunda casa. Foi esta instituição que me levou a ser aquilo que sou hoje, ensinou-me a agarrar o futuro”, disse-nos esta jovem guardense cuja imagem está associada à divulgação da oferta formativa do Politécnico, em outdoors e nas redes sociais.
Como modelo, adiantou, a sua experiência “tem sido enriquecedora”. “Nos trabalhos que tenho elaborado, ao longo dos últimos tempos, tenho aprendido muito e crescido como pessoa”, referiu Filipa Saldanha, para quem o Instituto Politécnico da Guarda foi “mais do que uma Escola. Foi a minha segunda casa; para além de me ter ensinado que o futuro seria competitivo, ensinou-me a enfrentar todos os medos que eu tinha, e com isso aprendi a lutar e a alcançar os meus objetivos. Sem dúvida que me tornou mais empreendedora”.
Atualmente privilegia a fotografia de moda e fotografia editorial, áreas em que “na nossa região, não há grande mercado”; realidade que não a impede de continuar a apostar nos seus sonhos e projeto, em paralelo com a preocupação de “aprofundar, cada vez, mais os conhecimentos”. Até porque, através da fotografia, “podemos contribuir para divulgar a beleza da Guarda. Há sítios lindos, na nossa cidade, para conhecer”.
Na opinião desta ex-aluna, os estudantes que “escolherem o IPG vão ser surpreendidos pela positiva”, dado o “ambiente familiar” aqui existente. E não hesita em dar o seu testemunho: “fiquei com amigos para a vida, não só colegas como professores. Há uma boa relação com os professores, não são apenas docentes, são mais do que isso, amigos”.