Arquivo

Pediatria com capacidade formativa

ULS Guarda

O serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda adquiriu, no início deste mês, capacidade formativa para o Internato Complementar de Pediatria Médica, que se iniciará no dia 1 de janeiro de 2017.

Segundo Gil Barreiros, diretor clínico da ULS, «já foi aberta uma vaga para um interno vir fazer a especialidade na Guarda». O diretor clínico considera que este reconhecimento do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos representa «um passo em frente» para o serviço e lembra que a Guarda já passou por «anos de sacrifício por não ter um número suficiente de pediatras». Por isso, esta decisão vem «reconhecer que temos um serviço estável e estamos a trabalhar bem», afirma o responsável. Para a administração da ULS, este reconhecimento é «mais uma prova da excelente qualidade dos profissionais que trabalham no serviço e dos excelentes cuidados que aí se prestam às crianças e adolescentes».

Ainda sobre o serviço de Pediatria, Gil Barreiros recorda que o Conselho de Administração «decidiu criar, estrategicamente, o Departamento de Saúde da Criança e da Mulher, que engloba os serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia» e que «já está a funcionar em pleno». De acordo com o diretor clínico, também o serviço de Medicina Intensiva adquiriu, há cerca de dois meses, capacidade formativa. «Inclusive, o aluno em melhor posição escolheu o Hospital Sousa Martins como primeira opção», adianta o médico. Os responsáveis hospitalares esperam que, «no futuro», a capacidade formativa venha a ser atribuída a outros serviços do Hospital Sousa Martins.

Sobre o autor

Leave a Reply