A vila alentejana de Almodôvar acolheu no domingo o Campeonato Nacional de Elites e Masters Amadores em que participaram 170 ciclistas.
A equipa guardense Marques & Pereira/Garbike esteve em destaque na corrida principal, destinada a atletas até masters 40-45, que cumpririam 111 e 147 quilómetros, respetivamente. Alexandre Guilhoto integrou a fuga protagonizada no início e que durou durante uma centena de quilómetros, altura em que foi neutralizada, quando os masters 40-45 se preparavam para acabar a sua corrida. Nesta categoria, António Ferreira foi 11º, com o mesmo tempo do vencedor, e Hugo Dias 14º. A derradeira volta para o final das restantes classes ficou marcada por várias tentativas de fuga prontamente anuladas pela Marques & Pereira/Garbike. Os guardenses resguardaram João Mariano para o final e a estratégia resultou com o ciclista a sagrar-se campeão nacional de master 35 num sprint espetacular. Pedro Pereira cortou a meta na oitava posição, a um minuto do vencedor, e Alexandre Guilhoto foi 19º, a 3m39s do primeiro na classe master 30. Já Bruno Fernandes foi obrigado a desistir devido ao grande cansaço gerado pelo trabalho de equipa na volta final.
Na corrida de master 50 Luís Marques também desistiu ao quilómetro 39, quando seguia no pelotão da frente, vítima de avaria mecânica. Já o piloto guardense de “downhill” e enduro João Rodrigues, que participou integrado na estrutura da Marques & Pereira/Garbike, desistiu por causa de uma gastroenterite.