Arquivo

Marca a diferença

BMW 216d Active Tourer

Ao primeiro olhar podemos ficar na dúvida sobre o conceito, mas quando o experimentamos percebemos facilmente que este é um pequeno grande BMW. Um pequeno monovolume que pode ter um design atrativo, ser um carro para famílias, espaçoso sem ser muito grande, funcional, económico nos consumos e ao mesmo tempo ser divertido de conduzir. É mesmo assim o 216 Active Tourer.

A versão de entrada de gama que conduzimos, com um preço-base de 30.822€, dotada do excelente motor tricilíndrico de 1496cc a gasóleo com 116cv que também equipa o Mini Cooper D, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, alia espaço interior e economia de consumos a design e diversão de condução.

Um monovolume é na sua essência um veículo que, pelas suas características de carro para transportar famílias, se quer prático, funcional e com consumos reduzidos. E são esses atributos a que os fabricantes dão realce na criação de viaturas deste segmento em detrimento de performances, diversão de condução e até mesmo do design — este tipo de veículos tem em geral linhas conservadoras. Pois bem, na sua entrada no subsegmento dos monovolumes, a BMW quis marcar a diferença.

Com uns bem aproveitados 4.342mm de comprimento, 1.800mm de largura e 1.555mm de altura, o Active Tourer tem um visual atrativo e elegante. Mas não só: estreia tração dianteira, algo inédito na marca alemã e, entre as diversas motorizações disponíveis, oferece o propulsor tricilíndrico 1.5 diesel com 116cv.

Com este motor, sem muitas preocupações de economia, embora utilizando na maior parte do tempo o modo de condução Eco Pro em detrimento dos modos Comfort (o que está ativo no arranque) ou Sport, conseguimos uma excelente média de 3,8 l/100km com uma condução em Eco Pro.

Para além de ser económico, este pequeno motor tricilíndrico não só é suficiente para deslocar os 1440kg, como proporciona uma condução dinâmica e divertida, com boas recuperações e ultrapassagens e potência disponível praticamente desde o arranque mesmo no modo Eco Pro (no modo Sport reage quase como um desportivo). Junte-se facilidade de obter uma posição de condução confortável e adequada, com boa visibilidade, excelente estabilidade, especialmente em curva, ausência de vibrações e ruído muito reduzido.

FICHA TÉCNICA*

• Motor: 1496cc, 3 cil., 12 válv.

• Potência: 116cv às 4000 rpm

• Binário: 270 Nm às 1750 rpm

• Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades

• Veloc. máxima: 195 km/h

• Aceleração 0 a 100 km/h: 10,6s

• Consumo médio: 3,8 l/100km

• Combustível: Gasóleo

• Emissões de CO2: 99 g/km

• Norma de emissões: Euro 6

• Preço: 30.822€ (veículo ensaiado, 36.889€)

* Dados do construtor

Sobre o autor

Leave a Reply