Arquivo

Imagens mais do que palavras…

Anotações

No espaço do futuro Museu de Arte Sacra vai decorrer, no próximo fim-de-semana, uma exposição fotográfica promovida pelo Fotoclube da Guarda, que colabora, assim, nas atividades de animação natalícia que estão a decorrer nesta cidade. É uma colaboração simples, certamente, mas não deixa de ser mais um contributo de cujo somatório resulta, afinal, a expressividade global do evento citadino que tem marcado esta quadra natalícia.

O Fotoclube da Guarda surgiu, nesta cidade, em 2012. É um grupo discreto, sem formalismos, que tem contribuído para a promoção desta cidade e incrementado o gosto pela fotografia. Tem olhado a Guarda, a região, o país através de diversas objetivas e sensibilidades, denotando heterogeneidades mas não abdicando de apontar exemplos qualitativos, trabalhos de cativante beleza e técnica cuidada.

Em escassos três anos, o Fotoclube da Guarda alcançou uma inquestionável projeção e uma enorme simpatia; tem agido de forma pedagógica, colaborado com pessoas e instituições, partilhado o saber dos seus membros, captando colaborações, promovido interessantes iniciativas, fomentando um convívio jovial que tempera e consolida a sua presença.

O Fotoclube da Guarda, já o dissemos noutra ocasião, é um bom exemplo de como (partindo de um denominador comum: o gosto/paixão pela arte fotográfica) um grupo de cidadãos pode ter uma intervenção eficaz em prol da comunidade; aspeto tanto mais importante quanto este mesmo grupo tem, de forma simples, informal, desenvolvido um importante registo de patrimónios, afetos, tradições, paisagens, recantos das nossas terras, rostos das gentes beirãs, da fauna, flora, do artesanato, da vida regional…

Através das suas iniciativas ou dos eventos em que se tem envolvido, o Fotoclube da Guarda evidencia a importância do convívio geracional, da sã camaradagem, da partilha de conhecimentos e experiências, lançando desafios, suscitando a (re)descoberta de múltiplas imagens que o ritmo da vida quotidiana deixa escapar tantas vezes. Apela, assim, a olhares atentos e à sua eternização na fotografia.

A presente mostra reúne alguns dos trabalhos de elementos do Fotoclube que não deixaram de corresponder (em tempo útil) ao convite recebido para esta exposição; ali vão estar temas diferenciados, olhares múltiplos, registos com maior ou menor grau de técnica mas que transmitem o gosto pela fotografia…até porque uma imagem vale mais do que mil palavras…

Por: Hélder Sequeira

Sobre o autor

Leave a Reply