Arquivo

Afonso de Albuquerque comanda escolas do distrito da Guarda

Ranking do ensino secundário na Beira Interior é liderado pela Secundária do Fundão que, com uma média de exames de 11,01 valores, ocupa a 171ª posição

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores foi divulgado no fim-de-semana o ranking das escolas no ano letivo 2015, tendo em conta os resultados dos exames nacionais. No distrito da Guarda houve mudanças no top 10 do secundário, que é agora liderado pela Escola Afonso de Albuquerque. Segundo o ranking elaborado pelo jornal “Público”, a escola ocupava em 2014 o 235º lugar e subiu para 184º lugar no ranking geral, com uma média10, 97 valores (ver quadros).

Ainda no pódio está a Escola Secundária de Gouveia, que passou do 338º lugar, para a posição 309. Já a Escola da Sé perdeu o primeiro lugar do distrito, alcançado em 2014 e está agora no terceiro. Desceu da posição 150 para a 326ª. Por sua vez, a Escola Básica Nº2 de Manteigas destaca-se por motivos opostos, ocupa o lugar 581 a nível nacional, num total de 584 escolas, e é a pior do distrito. Ali, a média dos exames nacionais não vai além dos 7,72 valores. Se olharmos para a Beira Interior, a liderança passa a pertencer à Escola Secundária do Fundão que, com uma média de exames de 11,01 valores, ocupa a 171ª posição. Olhando para o terceiro ciclo é a Secundária Afonso de Albuquerque que volta a estar no topo da lista das instituições de ensino do distrito da Guarda, ocupando 127º lugar do ranking geral e uma média de 3,28 valores nos exames nacionais.

A Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, que o ano passado levou o galardão de melhor do distrito, caiu para a segunda posição, passando do 99º lugar para o 129º do ranking geral. A terceira posição volta a pertencer à Escola EBS de Fornos de Algodres, que continua no 142º lugar da geral. No fim da tabela está a Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, que tal como aconteceu no ano passado é a pior classificada do distrito na 803º posição e uma média de 2,61 valores nos exames finais de 9º ano. Neste ciclo do ensino básico a liderança da Beira Interior pertence a outra instituição, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, com uma média de 3,59 valores e o 58º lugar.

Passando aos exames de 6º ano, a melhor escola, quer do distrito, quer da Beira Interior, está em Aguiar da Beira. Trata-se da Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca que ocupa o 125º lugar do ranking geral e apresenta a maior subida. No ano passado, com uma média negativa de 2,51, não foi além do 858º lugar. Este ano apresenta uma média em exames de 3,36 valores. No segundo lugar do distrito surge uma privada, a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca (Outeiro de S. Miguel), na Guarda, na 144ª posição da geral, seguida da Escola Básica nº 2 de Pinhel, que ocupa 151ª posição. Por seu turno, a Escola Básica e Secundária de Mêda tem o pior resultado do distrito e entre 1.028 escolas, ocupa o 989º lugar do ranking nacional. No quarto ano a liderança pertence à Escola Básica nº 2 de Pinhel, com uma média de 3,77 valores. Passou do 268º lugar ocupado em 2014, para o 107º lugar. Logo a seguir está a Escola Básica de Sequeira (Guarda), na posição 131 e no terceiro lugar do distrito surge a Escola Básica de São Romão (Seia). A Escola Básica de Gouveia é a pior classificada do distrito na posição 1.055, com uma média de 2,98 valores. O mesmo ranking era liderado no ano passado pela Escola Básica da Bendada (Sabugal), que tinha uma classificação de quatro valores. Este ano, por o número de provas ser inferior a 50, o estabelecimento não consta do ranking, no entanto, a média deste ano desceu para os 2,25 valores.

Se olharmos para as notas por concelho, Pinhel detém a melhor média de 4º ano (3,59 valores) e Gouveia a mais baixa (3,06). Aguiar da Beira tem as melhores notas de 6º ano (3,36 valores) e Mêda as piores (2,32). Já Fornos de Algodres tem a melhor média de 9º ano (3,23) e Figueira de Castelo Rodrigo as piores (2,61). As médias dos exames do 11º e 12º ano são melhores na Guarda (10,71), enquanto Manteigas fica-se pelos 7,72 valores.

Outra forma de construir o ranking

O Ministério da Educação divulgou este ano um novo indicador para os alunos do 3º ciclo, a “Promoção do sucesso escolar”, que permite avaliar o desempenho das escolas. Se tivermos em conta esses dados, e segundo o ranking publicado pela TSF, os resultados alteram-se. Esta rádio nacional compara a percentagem de sucesso entre os alunos da escola, com a média nacional para alunos que no início do ciclo de ensino tinham um nível escolar semelhante, procurando assim saber se os resultados obtidos foram melhores ou piores aos das restantes escolas.

Assim, a Escola Quinta da Palmeiras passa a ser a primeira da Beira Interior, na 86ª posição, com 12 pontos percentuais acima da média. Já a Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres lidera no distrito da Guarda, na 115ª posição e 11 pontos acima do esperado. A Escola Básica de Vila Nova de Tazem (Gouveia) é, segundo este critério, a pior classificada do distrito com -16 pontos e a posição 1.110. Pior classificação obteve também a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral (Belmonte), que entre 1.136 instituições ficou na 1.135ª posição, com -27 pontos que o esperado. Veja a tabela a baixo.

Ana Eugénia Inácio Escola ocupava em 2014 o 235º lugar e subiu para 184º lugar no ranking geral

Sobre o autor

Leave a Reply