Arquivo

A Beira Interior, no rumo do sucesso!

Opinião

Durante dois dias, a cidade de Pinhel recebeu o maior e mais importante certame dedicado aos vinhos e sabores da Beira Interior. Este salão de Vinhos reuniu num espaço intimista e que surpreendeu positivamente quase todos os que o visitaram, mostrando o que de melhor a Beira Interior produz ao nível vínico, mas também dos saberes e sabores que esta grande região tem e que, por várias razões, não chegam como queremos aos consumidores finais. Terão estado neste certame mais de 3.000 visitantes que tiveram a oportunidade de apreciar e comprar produtos de excelência que estão ao nível do melhor que se vê em Portugal. Mostrámos que temos profissionalismo na organização e que cada pormenor foi para nós (CVR da Beira Interior e município de Pinhel) um “pormaior”! Esta primeira edição superou as nossas melhores expectativas, mas, como é normal, há evidentemente muito a melhorar!

A primeira edição do “Beira Interior – Vinhos e Sabores” serviu para alicerçar esta parceria muito importante, que ficou muito cimentada com a realização deste evento, entre o município de Pinhel e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior. Estamos já com novas ideias e projetos para a edição de 2016, uma vez que esta iniciativa será para ter continuidade nos próximos anos.

Como dizia o poeta espanhol António Machado, «o caminho faz-se caminhando» e eu acrescentaria que esta caminhada em conjunto com a Câmara de Pinhel será um caminho longo, com muito empenho de ambas as partes mas com um objetivo comum: valorizar o que de melhor há na Beira Interior!

Temos a ambição de tornar este evento uma referência e uma tradição na nossa região, e que atraia cada vez mais visitantes nacionais e da nossa vizinha Espanha. O “petróleo“ da Beira Interior são as uvas e os seus vinhos! Temos variedades de castas autóctones, (Síria, Fonte Cal, Rufete, Trincadeira, Jaen, etc.) que nos poderão dar vantagens competitivas nos mercados nacionais e internacionais e permitir que consigamos colocar os nossos vinhos nos mais diversos destinos. As nossas condições edafo-climáticas únicas são um trunfo e um alento para encarar a agricultura amiga do ambiente, como a produção integrada e a agricultura biológica, como um dos caminhos com grande potencial de crescimento nesta região e que, tudo indica, será cada vez mais o futuro, uma vez que nos mercados mais exigentes do mundo, como os países nórdicos, os EUA, Canadá, Japão, etc., a procura pelos “organic wines” tem tido um crescimento exponencial. Será intenção desta organização (município de Pinhel e CVRBI) trazer nas próximas edições potenciais compradores, importadores, etc. para conhecerem in loco o potencial que a Beira Interior tem.

Esta parceria é para ambas as instituições “ um compromisso com o futuro da Beira Interior”.

Por: Rodolfo Queirós

* Enólogo e diretor técnico da CVRBI

Sobre o autor

Leave a Reply