A Associação Comercial da Guarda comemorou na segunda-feira 110 anos de existência e aproveitou a efeméride para apresentar as atividades programadas para a quadra natalícia.
Além das iniciativas habituais como a pintura de montras, a animação sonora das principais ruas comerciais e da campanha “Comércio Solidário”, este ano a ACG desafia os comerciantes a oferecerem «um Porto ou champanhe e/ou uma fatia de bolo-rei» aos seus clientes, mas também a terem horário alargado. «Sobretudo no período de almoço, e aos fins-de-semana nas duas semanas que antecedem o Natal para que as pessoas possam fazer comodamente as suas compras», justificou Miguel Alves. O presidente da Comercial guardense, que conta cerca de 2.000 associados, espera que estas atividades, complementadas com as programadas pelas autarquias, contribuam para «aumentar as vendas e a procura pelo comércio tradicional, mas também para fidelizar os clientes». De regresso está o concurso de montras, que vai decorrer na Guarda, Sabugal, Fornos de Algodres e Figueira de Castelo Rodrigo com o apoio dos respetivos municípios.
«Os centros urbanos da região têm que se mostrar atrativos nesta altura do ano para fomentar as compras por parte dos residentes e de quem nos visita», sublinhou Miguel Alves, adiantando que as atividades de Natal promovidas pela ACG têm um orçamento de 5.000 euros.