Começa na segunda-feira a Semana ao Caloiro na Academia da Guarda cujos cabeças-de-cartaz são Agir, Quim Barreiros e Juvêncio Luyiz, numa organização da Associação Académica (AAG).
Até dia 8, há muitos motivos para a festa e para integrar os estudantes recém-chegados ao Politécnico. Tudo começa segunda-feira com o “arraial da cerveja” no “Bar Bacalhau”, onde os DJ’s Panchito, Joe Maxxx e Dílcio vão dar música ao pessoal. Na terça há “noite do caloiro” no mesmo espaço, situado na sede da AAG, à entrada do campus do IPG, com os DJ’s Left e Oliver Clark. Na quarta-feira, a Receção muda-se para o pavilhão do estádio municipal com uma noite dedicada às tunas do Politécnico (Egitúnica – Tuna Feminina e a Tuna Académica da Guarda – Copituna d’Oppidana), seguidas das atuações do grupo “À Meia Noite nas Eólicas” e de Virgílio Faleiro. No dia 5 sobe ao palco o incontornável Quim Barreiros, entre os “Insert Coin” e “Banco de Jardim”. Já o cantor moçambicano Juvêncio Luyiz atua na noite seguinte, a par dos “The Undercovers”, “Hi-Fi”, Diego Slash e “É Nóis”.
O desfile e o batismo do caloiro, na Alameda de Santo André, acontecem a 7 de novembro, cuja noite será abrilhantada por Agir, DJ Left, o grupo “XPTO” e os “Meninos do Rio”. A Receção termina no dia seguinte com o Baile do Caloiro no bar da Associação Académica. O bilhete geral custa 23 euros para sócios da AAG com quotas em dia e podem ser adquiridos na secretaria da Associação.