Arquivo

Mostra de Cinema e Cultura judaicas arranca hoje

Belmonte

Após a edição no Cinema São Jorge, em Lisboa, a “Judaica” – Mostra de Cinema e Cultura está em Belmonte a partir de hoje e até domingo. As sessões têm lugar no auditório municipal e no Museu Judaico.

O evento começa com uma conversa com o rabino Schlomo Pereira à volta dos preceitos centenários do “kosher” e do seu significado espiritual, seguindo-se uma mostra de produtos produzidos na região de acordo com estas regras. A sessão de abertura contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. Já no domingo será lançado o livro “Perguntem a Sarah Gross”, de João Pinto Coelho, finalista do Prémio Leya, e, para marcar os 70 anos do fim da IIª Guerra Mundial, será exibido “Labirinto de Mentiras”, sobre a investigação levada a cabo por um jovem e ambicioso procurador que culminou com os chamados “Julgamentos de Frankfurt-Auschwitz”.

Da programação cinematográfica destaque ainda para o canadiano “Felix e Meira” e para duas das mais fortes obras do cinema latino-americano – o venezuelano “Escravo de Deus”, que recria o atentado à bomba ao AMIA, Centro Comunitário Judaico de Buenos Aires em 1994; e a muti-galardoada comédia uruguaia “Kaplan”, que conta a história de um quixotesco velhote de Montevidéu que pensa (e sonha!) ter descoberto um antigo líder nazi refugiado num abandonado bar da praia dos arredores. A “Judaica” tem igualmente programadas sessões para as escolas e uma conversa com o conhecido escritor José Manuel Fajardo à volta do Judaísmo, Islão e Laicismo.

Sobre o autor

Leave a Reply