José Gralha, gerente da Soviauto2000, atual concessionária do serviço pós-venda da Toyota para o distrito da Guarda, justifica esta aposta como uma resposta a um conjunto de necessidades, numa lógica local e de mercado, sem nunca esquecer que se trata de «uma marca de excelência».
Esta concessão, anteriormente atribuída ao grupo Gonçalves & Gonçalves, chega a uma empresa que já era a concessionária distrital da Mitsubishi e Hyundai. O gerente apresenta três razões para a opção tomada e concretizada pela empresa, assente no propósito de abarcar uma marca que «merece um carinho especial». Por um lado, salienta a tradição da Toyota, quer a nível mundial, em que «é a marca automóvel japonesa número um», quer a nível da Guarda, «onde talvez seja a que tem maior penetração em termos de mercado». Por outro lado, José Gralha sublinha a importância e o propósito de «dar aos clientes da Toyota da Guarda um serviço de que precisam», aliada à experiência da nova empresa concessionária, que «está ligada ao mundo automóvel há 34 anos».
Além disso, há que «aproveitar também os recursos da empresa, desenvolvendo negócios e tirando contrapartidas», o que é sempre um fator importante neste «período de crise». Otimista em relação ao futuro, o empresário assinala o objetivo claro de «fazer campanha com um bom serviço e produtos a um preço acessível», até porque, «hoje, o cliente é afetado pela crise e não tem a mesma capacidade no que toca a custos». Ainda tendo em conta o consumidor, José Gralha realça a «vontade de cativar» o cliente não só através do fator económico, mas também do serviço prestado. «Não somos nós que vendemos, por isso há um trabalho redobrado no pós-venda, que tem de ser feito com muito empenho e dedicação para merecer a confiança em nós», defende.
Em termos de serviços, o gerente refere que os clientes podem encontrar «tudo o que está relacionado com mecânica, seja revisões, avarias ou diagnósticos, bem como pintura e tudo o que envolve o pós-venda». Aqui, a experiência da empresa é uma «mais-valia para que os clientes confiem na Soviauto, também pela capacidade e honestidade de muitos anos». As instalações deste serviço serão na sede principal da Soviauto, no Bairro de S. Domingos (Guarda), na variante à A25. A empresa foi constituída em 1990, mas desde 1978 que José Gralha se dedica à comercialização de veículos. Desde 2010 que é detida na sua totalidade pela família Gralha.