O túnel da Avenida Eugénio de Andrade, no Fundão, abriu ao trânsito na noite da passada quinta-feira, em consequência do fecho da última passagem de nível da cidade.
A mudança faz parte do projeto que a Câmara local e a REFER levaram a cabo nos últimos anos para acabar com as nove passagens de nível existentes no espaço urbano. A empreitada representou um investimento de 12,4 milhões de euros e implica também a construção de uma circular ao Fundão, que deverá estar concluída «até ao final do verão», disse o vice-presidente da autarquia. Miguel Gavinhos explicou que, após a sua conclusão, a circular dará «uma conceção diferente às entradas e saídas no Fundão. Todas as portas da cidade irão dar à circular urbana». Por enquanto, com a entrada em funcionamento do túnel, a via só permite o acesso à zona da Quinta da Ordem, que era servida pela última passagem de nível.
Celebrado em 2009, o acordo entre a REFER e a autarquia previa a construção de seis desnivelamentos (três rodoviários e três pedonais)e da Circular Urbana do Fundão, num investimento suportado pelas duas partes. «Com a abertura ao trânsito da passagem inferior ficam concluídos todos os trabalhos inscritos na modernização da Linha da Beira Baixa até à Covilhã», adianta a REFER. Segundo a empresa, foram suprimidas 70 passagens de nível no concelho do Fundão desde 1999, o que permitiu «reduzir número de acidentes em 84 por cento».