Arquivo

Jorge Marmelo e Silva recordado de Norte a Sul

Comemorações do centenário do nascimento do escritor começam no Porto e terminam no Paul, a sua terra natal

Arrancam amanhã, no Porto, as comemorações do centenário do nascimento de José Marmelo e Silva (1911-1991). A vida e obra do escritor natural do Paul (Covilhã) é o tema de um colóquio e de uma exposição na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

No sábado o seu nome será atribuído à Biblioteca Municipal de Espinho, cidade onde fixou residência, tendo lecionado na escola secundária local, e faleceu em Outubro de 1991. Já na segunda-feira, na Casa Fernando Pessoa (Lisboa), será lançado o livro “O Mágico Pressentir do Artista – Entrevistas com José Marmelo e Silva”. O escritor nasceu a 7 de Maio de 1911 no Paul, tendo estudado no Seminário do Fundão e nas escolas secundárias da Covilhã e Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra e licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras de Lisboa. Colaborou no semanário “O Diabo”, com o pseudónimo Eduardo Moreno, e na revista “Presença”. Em 1987 foi agraciado com a Medalha de Ouro da cidade de Espinho e condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, em 1998, pelo então Presidente da República Mário Soares.

Esta evocação prossegue a 3 de Junho, em Coimbra, com a edição de uma fotobiografia de José Marmelo e Silva e uma exposição sobre a sua vida e obra para ver na Casa da Escrita. Em Outubro, o escritor será homenageado no Regimento de Infantaria 10 (Aveiro) e, na sua terra natal, será inaugurada uma casa da cultura com o seu nome. Estas iniciativas são organizadas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Centro de Estudos Jorge Marmelo e Silva, as autarquias de Espinho e Covilhã e a Junta de Freguesia do Paul.

Sobre o autor

Leave a Reply