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Turismo da Covilhã quer parque de esqui urbano

Campanha de promoção baseada no estágio da Selecção Nacional de futebol é outro dos projectos

O projecto do parque de esqui urbano da Covilhã, anunciado pelo presidente da Câmara durante a campanha para as eleições autárquicas, vai ser executado em colaboração com a recém-criada agência de promoção turística. Carlos Pinto anunciou, na última segunda-feira, que a infraestrutura, orçada em cinco milhões de euros, vai ser candidatada ao programa “Turismo 2015”.

O equipamento está projectado para ficar localizado entre a Carreira de Tiro e a Rotunda da Ponte do Rato, numa área de 10 hectares, e «constituirá uma enorme mais-valia», afirmou o autarca em conferência de imprensa destinada a dar a conhecer a Associação Turismo da Covilhã (ATC), realizada no mesmo dia em que foram eleitos os órgãos sociais. A pista terá 800 metros de comprimento e «uma largura óptima para a prática de esqui», descreveu Carlos Pinto, para depois ressalvar que o novo equipamento «só será construído se for apoiado» por fundos comunitários. A ideia é «criar um verdadeiro parque de desportos de Inverno à volta da pista», acrescentou, adiantando que o espaço contará também com outros equipamentos de diversão para o público em geral. Além deste projecto, a nova entidade vai avançar, de imediato, para a promoção da imagem da Covilhã e para a instalação do já anunciado posto de turismo.

O presidente do município covilhanense – entidade que preside à agência de turismo – adiantou que ficará situado na Alameda Pêro da Covilhã, «onde esteve o painel do Polis». O posto funcionará numa estrutura envidraçada e, no interior, o visitante encontrará «um painel multimédia que permitirá, através de um simples toque num comando, ver tudo o que é estruturas hoteleiras e turísticas e também os monumentos da cidade», revelou Carlos Pinto. Este equipamento está orçado em 150 mil euros. A ATC prepara-se também para lançar uma campanha de promoção turística baseada no estágio da selecção portuguesa de futebol na cidade, que decorre entre 12 de Maio e 4 de Junho. A colocação de “outdoors”, a realização de acções de “marketing” e a distribuição de folhetos promocionais, bem como a decoração dos autocarros dos jogadores, fazem parte da estratégia da associação neste plano a que deu o nome de “Selecção Nacional de futebol”.

Outro dos projectos anunciados passa pela criação de um selo de certificação turística, a atribuir a restaurantes, unidades hoteleiras e outros agentes que se destaquem pela sua qualidade. Ainda na conferência de imprensa, Carlos Pinto afirmou que «a constituição desta agência «não é contra ninguém, mas sim a favor» da cidade e da sua promoção turística que, nos últimos anos, «tem estado completamente esquecida pelas entidades que têm responsabilidades nessa matéria», sublinhou. A ATC, constituída em Janeiro, conta agora com 11 parceiros. Na direcção da associação estão, além da autarquia, o Hotel Solneve, na vice-presidência, com a Turistrela, o Hotel Tryp D. Maria e o Hotel Turismo como vogais, ficando a direcção executiva a cargo de Pedro Farromba, que passou recentemente a integrar a vereação na Câmara. A Assembleia-Geral tem a Viagens Abreu na presidência e o Clube Nacional de Montanhismo na vice-presidência, enquanto que o Conselho Fiscal é presidido pelo Crédito Agrícola – Caixa da Região do Fundão e Sabugal.

O projecto do parque de esqui urbano vai ser candidatado ao programa “Turismo 2015”

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