Arquivo

A semana de António Manuel Pina

Exposições, um seminário, alguns espectáculos de teatro, leitura de poemas e um prémio literário são as principais actividades deste ciclo

Arranca no sábado a semana que a autarquia, o Teatro Municipal da Guarda (TMG) e o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) dedicam a António Manuel Pina e à sua vasta obra poética, de literatura infanto-juvenil e de teatro. Até dia 22, há exposições, um seminário, espectáculos de teatro, leitura de poemas e um encontro com crianças, no último dia, na biblioteca escolar da Adães Bermudes que foi baptizada com o nome do também jornalista.

A representação de “O Escaravelho Contador”, pela Companhia de Teatro de Braga, assinala o início deste ciclo que homenageia o autor nascido no Sabugal há 66 anos. A peça baseia-se no seu livro “História que me contaste tu” e é apresentada, no sábado à tarde, no âmbito do projecto “Famílias ao Teatro” do TMG. A encenação e dramaturgia são de José Caldas e a interpretação é de Carlos Feio, Jaime Soares, Rogério Boane, Solange Sá, Teresa Chaves e Alexandre Sá. Na segunda-feira é inaugurada na galeria do Paço da Cultura uma exposição com as ilustrações do livro “O sábio fechado na sua biblioteca”, da artista plástica Ilda David. A mostra ficará patente até 27 de Fevereiro. Na quarta-feira sobe ao palco do TMG a peça homónima, pela companhia Pé de Vento, em duas sessões. A primeira, às 10 horas, destina-se ao público escolar, enquanto a da noite é para toda a gente. Esta produção tem encenação de João Luiz e interpretação de Rui Spranger e Sara Paz.

No mesmo dia, pelas 18 horas, abre a exposição bio-bibliográfica “Manuel António Pina – Palavras, livros, registos, percursos, crónicas, lembranças…” na sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL). A mostra aborda o percurso pessoal e profissional do multifacetado Manuel António Pina, podendo ser vista até 27 de Fevereiro. Na quinta-feira realiza-se, na BMEL, o seminário ibérico “Manuel António Pina – Palavras para além das Fronteiras”, com três painéis sobre poesia, literatura infanto-juvenil e jornalismo. António Sáez Delgado (Universidade de Évora), Gabriel Sampol (Universidade das Islas Baleares) e Inês Fonseca Santos (jornalista) são os oradores do primeiro, já Perfecto Quadrado (Universidade das Islas Baleares), Sara Reis da Silva (Universidade do Minho) e Adelaide Lopes (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda) abordarão o segundo tema. No terceiro intervirão José Carlos Vasconcelos (“Jornal de Letras”), Luís Miguel Queirós (“Público”), Viale Moutinho (“Diário de Notícias”) e Fernando Paulouro (“Jornal do Fundão”).

Poemas na rádio

O seminário contará ainda com a conferência inaugural de Arnaldo Saraiva, professor universitário, investigador literário e ensaísta, e ainda com a conferência de encerramento do ensaísta português Eduardo Lourenço. No final desta sessão será será apresentado o prémio literário Manuel António Pina, a atribuir nas áreas da literatura para a infância e da poesia (alternadamente). À noite acontece um recital de poesia no pequeno auditório do TMG com gente conhecida e anónimos, acompanhados ao piano por Élia Fernandes, que compôs as músicas de cada poema. Mais invulgares são iniciativas como a radiodifusão, hora a hora, de poemas do homenageado na Rádio Altitude ditos por actores e radialistas locais e a edição de milhares de postais com 10 poemas de Manuel António Pina, que serão distribuídos por locais de convívio público da cidade. Durante a semana, o Serviço Educativo do TMG organiza uma oficina sobre a matemática e a música, destinada aos alunos das escolas do concelho. Esta actividade baseia-se num jogo de cartas original criado pela artista plástica Brígida Ribeiro, com ilustrações originais, inspirado no “Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina. O objectivo é constituir famílias de múltiplos, ao mesmo tempo que as crianças descobrem os textos do homenageado.

Manuel António Pina nasceu em 1943 no Sabugal, terra de origem da família materna, enquanto o pai é oriundo de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda. O autor deixou a raia ainda pequeno por força da profissão do pai, funcionário das Finanças, tendo passado por várias localidades até se fixar no Porto aos 17 anos. É licenciado em Direito, mas foi no jornalismo que deu cartas, entre 1971 e 2001, sempre no “Jornal de Notícias”, onde foi editor e chefe de redacção. Actualmente, publica diariamente uma coluna de opinião na última pagina do diário portuense. Além disso, escreveu quatro dezenas de livros de poesia, ficção, literatura infanto-juvenil, ensaio e crónica, tendo sido amplamente premiado e traduzido. É ainda autor de duas dezenas de peças de teatro.

Homenageado vai encontrar-se com crianças na biblioteca escolar com o seu nome na Adães Bermudes

A semana de António Manuel Pina

Sobre o autor

Leave a Reply