Arquivo

Novo edifício para durar

INOVAÇÕES NO EDIFÍCIO EM OBRAS

Colocámos à Parque Escolar algumas questões sobre as inovações introduzidas no novo edifício actualmente em obras. Aqui ficam as respostas.*

1)Que inovações ao nível arquitectónico o novo edifício vai ter? E porquê essas inovações?

Um dos principais objectivos desta intervenção é melhorar as condições de habitabilidade e de conforto ambiental na escola, adequando o edifício aos novos parâmetros de conforto, acústica, térmica e qualidade do ar. A requalificação dará, assim, origem a um incremento substancial em termos qualitativos dos parâmetros de ambiente interior do edificado. Para tal, a tecnologia construtiva adoptada no projecto inclui: isolamentos térmicos, nova cobertura, novas caixilharias e revestimentos em pavimentos, paredes, tectos, iluminação e avac, constituídos por materiais e equipamentos devidamente adequados aos diferentes espaços e funções.

Também a circulação de pessoas de mobilidade condicionada foi garantida entre pisos, sendo para tal instalados elevadores em pontos estratégicos. Os espaços exteriores serão ainda profundamente remodelados.

O conjunto das novas edificações compreende o novo bloco de entrada da escola, que virá a conter a área de controlo de pessoas e segurança com acesso a áreas técnicas, os espaços do conhecimento e da memória, um novo auditório e ligações à secretaria, à direcção e aos restantes sectores da escola. As novas ligações entre edifícios serão fechadas, com extensa área envidraçada, permitindo vislumbrar os vários espaços ao longo dos percursos. Será ainda implantado o novo Polidesportivo no talude Norte do recinto escolar

2) E ao nível do aproveitamento energético?

Outro dos grandes objectivos do projecto é dotar o conjunto edificado de características que permitam incrementar significativamente a sua eficiência energética. Nos novos edifícios foram integrados “colectores solares” e serão futuramente colocados “painéis fotovoltaicos” permitindo deste modo a aplicação dos mencionados elementos em simultâneo com a obtenção de luz, proporcionando ao longo do ciclo diário uma iluminação natural uniforme, com o respectivo aumento de eficiência energética.

3) O edifício completou agora 40 anos. Vai resultar um edifício para outros 40 anos?

O projecto de arquitectura teve em conta a utilização de materiais de elevada durabilidade e reduzida manutenção. Para cada intervenção, a Parque Escolar prevê a criação de um novo modelo de gestão das instalações, garantindo uma optimização de recursos instalados e uma correcta gestão da conservação e manutenção dos edifícios após a intervenção.

*Título, subtítulo e introdução da responsabilidade do jornal

Sobre o autor

Leave a Reply