A competitividade do Slalom de Castelo Rodrigo tem, este ano, mais um aliciante. É que apenas cinco pontos separam os dois primeiros classificados do Troféu Nacional, pelo que, neste fim-de-semana, Tiago Mateus (actual líder) e Vítor Viçoso (segundo) vão conduzir no fio da navalha. Outro ingrediente da prova de Figueira de Castelo Rodrigo está no facto de um carro de tracção traseira comandar, pela primeira vez, este troféu.
Tiago Mateus está à frente do Nacional de Slalom com 277 pontos e, simultaneamente, da classe de viaturas de tracção traseira. Atrás vem Vítor Viçoso, que é o primeiro na classe Mini, enquanto Jorge Almeida comanda a classe dos tracção à frente/ não Mini. Estes pilotos e os seus principais adversários serão os grandes protagonistas da competição, porque precisam de amealhar pontos para a classificação geral. O suspense e a adrenalina estão então convocados para a 10ª edição deste slalom, que tem ainda programado outro espectáculo em perspectiva com as acrobacias do avião “Pitts Special” da Ford. Organizada pelo Clube Escape Livre e pela autarquia, a prova tem uma manga nocturna no sábado, no Estádio Municipal, cujos tempos ditarão a ordem de partida do slalom propriamente dito com percurso traçado na Avenida Sá Carneiro.
Este ano a organização programou ainda um desfile dos carros inscritos entre o Estádio Municipal e o centro de Figueira de Castelo Rodrigo, onde o público poderá contactar com pilotos e veículos. No domingo haverá acrobacias aéreas, enquanto os jornalistas poderão viajar ao lado do piloto figueirense Artur Teixeira numa das duas mangas da tarde. Luís Celínio, presidente do Escape Livre, acredita que a prova de perícia e o espectáculo aeronáutico confirmam «uma prova de referência, tanto do ponto de vista competitivo, como turístico». Já António Edmundo, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, destaca o facto de se tratar de «um evento que extravasa o concelho», pois recebe visitantes de todo o país e de Espanha. O autarca mostra-se, por isso, confiante de que é este tipo de iniciativas que vai garantir «um fluxo contínuo de turistas» na região.