O município de Gouveia promove a partir de amanhã, e até dia 6 de Julho, o Festival Gastronómico da Serra da Estrela. Trata-se de uma “Semana dos Sabores Serranos” alargada, que propõe um mesmo desafio a 13 restaurantes da zona: confeccionar o prato mais criativo e saboroso a partir de ingredientes endógenos.
Na segunda edição da iniciativa, a autarquia pretende aproveitar o «fenómeno do turismo gastronómico e as potencialidades que o concelho tem neste domínio». Ao festival aderiu quase metade dos restaurantes do município, nomeadamente o “ABM” (S. Paio), “Fonte dos Namorados” (Melo), “Lá em Casa” (Gouveia), “O Ferreiro” (Gouveia), “O Cunha” (Vila Nova de Tazem), “O Flor” (Gouveia), “Sabores da Serra” (Gouveia), “O Jardim” (Gouveia), “O Júlio” (Gouveia), “Quinta das Cegonhas” (Melo / Nabainhos), “Quinta do Adamastor” (Figueiró da Serra), “Ponte dos Cavaleiros” (Arcozelo da Serra) e “Verde Água” (parque da Sra. dos Verdes Cativelos).
Os estabelecimentos seleccionaram alguns dos pratos típicos, sem esquecer as entradas, sopas e doçarias. Cada um deles estará sinalizado com um pendão identificativo do festival, havendo, este ano, folhetos para distribuir pelos turistas. A Câmara de Gouveia, que organiza o certame, produziu ainda o “Passaporte dos Sabores”, onde serão divulgados os restaurantes a concurso, bem como as ementas de cada um. Após três carimbos – que correspondem à passagem por três restaurantes diferentes –, os comensais ficarão habilitados ao sorteio de uma viagem para duas pessoas à ilha da Madeira, à semelhança do ano passado.