Arquivo

Pequenos escritores da região conquistam editoras nacionais

Gailivro vai publicar livro de António Mota com final reescrito por jovem da Guarda

No início deste ano, a aldeia de Ruvina, no concelho do Sabugal, esteve em festa, com tudo aquilo que isso ainda implica nas tradicionais romarias religiosas. A festa deu matéria para sonho, o sonho deu tema para uma composição, a composição deu texto e o resultado a vitória a Diogo Antunes no concurso “Uma Aventura… Literária 2008”. O prémio é atribuído pela Caminho, editora da mítica colecção de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A terminar o 4º ano de escolaridade na escola básica da aldeia, Diogo foi o melhor de entre todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do país.

No texto, o jovem faz parte da banda filarmónica que toca pelas ruas da sua aldeia e vive as emoções dos músicos «de fato azul», até que a mãe o acorda daquilo que, afinal, não passou de um sonho. O sonho da música não passou mesmo disso, mas a conquista do prémio tornou-se verdadeira, depois de, em 2007, ter ficado entre os 20 primeiros: «No ano passado tinha corrido bem, mas não tão bem como desta vez», considera.

A boa prestação da edição anterior terá servido de preparação para repetir em 2008, ainda que a escrita tenha ficado até aos últimos dias do prazo. Desde o envio dos textos dos três participantes da turma, no fim de Fevereiro, que «eles começaram logo a perguntar quando é que se sabiam os resultados, insistindo cada vez mais com o passar do tempo», refere a professora, Maria José Barrios. No fim, só o Diogo venceu, mas todos vão ganhar com o cheque-livro de 50 euros atribuído. É que o pequeno grande vencedor já encomendou alguns livros das colecções “Uma Aventura” – apesar de já ter lido «todas as histórias» – e “Viagens no Tempo”. Como são todos muito amigos, «já combinaram emprestar os livros uns aos outros», acrescenta a professora.

Igor de Sousa Costa

Sobre o autor

Leave a Reply