Hélder Jerónimo recebeu no passado dia 11 de Outubro de 2007 na Gala do Desporto Escolar 2007 o Prémio “Professor”, atribuído ao melhor professor responsável pelo Desporto Escolar na Zona Centro. A Gala envolvia as 5 regiões do país (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), estando os prémios divididos nas categorias “Professor”, “Aluno”, “Escola”, “Internacional” e “Autarquia”. Refere o Certificado de Hélder Jerónimo a que tivemos acesso que a distinção se deve ao “excepcional empenhamento e desempenho nas actividades de Desporto Escolar”.
Fomos ouvir Hélder Jerónimo (HJ) a propósito desta distinção. HJ começou por salientar que o prémio na realidade não deveria apenas ser seu mas também da professora Luísa Lourenço, a outra professora ligada ao futsal, e dos alunos envolvidos nas equipas. O mérito é ainda, acrescenta, dos clubes exteriores à escola que fomentam a actividade e mantêm os jovens em actividade durante todo o ano. Uma grande parte dos nossos jogadores é também praticante nestes clubes. E finalmente HJ reconhece que o Prémio é também da escola, pelos resultados globais que a escola tem obtido nos últimos anos.
Na sequência de anteriores declarações a este jornal, HJ acentua que a nossa escola não tem horas suficientes para competir com os colégios internos, cuja actividade ronda o profissionalismo. O professor defende, para melhorar as condições de trabalho com os alunos, que haja uma tarde comum a todos os alunos na escola. A situação actual de treino da modalidade sem tempos comuns não permite para já juntar os alunos ao mesmo tempo, decorrendo os treinos ora com alguns alunos ora com outros. Só no jogo é que se juntam. Isso dificulta evidentemente a motivação e impede a optimização das performances.
HJ termina a nossa conversa com o habitual agradecimento aos professores que aceitam adaptar o calendário dos testes aquando da realização dos torneios de futsal. E o agradecimento aumenta relativamente aos professores que aceitam mesmo ajudar os alunos envolvidos no futsal na preparação das matérias que entretanto perderam.
EXPRESSÃO, Nov. 07