O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) anunciou, na passada sexta-feira, os oito vencedores de uma bolsa individual de 1.500 euros para investigação. São eles Fernando da Fonseca, Hugo Dias, Jesús Esquirol, José Costa, Marta Silva, Rui Martins, Sónia Martins e Tiago Tadeu.
As bolsas para o projecto “Culturas Ibéricas, Sociedades de Fronteira: Territórios, Sociedades e Culturas em Tempos de Mudança” serão entregues a 23 de Maio. Na área de “Territórios, margens e mobilidades: dinâmicas, organização, requalificação”, Fernando da Fonseca vai investigar “O património como factor de desenvolvimento local, estratégicas e desafios: o caso de Almeida”, enquanto José Costa abordará “A redefinição do papel da mulher no desenvolvimento rural nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro – Novas realidades, novas oportunidades”. Na área de “Sociedades de fronteira, fronteiras da sociedade: tradição, modernidade, identidades”, Tiago Tadeu vai estudar o “Distrito da Guarda: população e economia durante a 2ª Guerra Mundial” e Marta Silva as “Redes de emigração clandestina (anos 60) do Portugal Salazarista”.
Na secção de “Políticas públicas, desenvolvimento e cooperação internacional”, Rui Martins pretende estudar “O impacto da sociedade da informação nas áreas de baixa densidade: o caso da telemedicina”, enquanto Hugo Dias analisará o “Sindicalismo de movimento social? Experiências de renovação da prática sindical num contexto de transição de paradigma produtivo”. O único espanhol seleccionado é Jesús Esquirol e vai investigar “La recepción en prensa del espejo portugués: Portugal y el iberismo como salida al “Problema de España”. No mesmo tema, Sónia Martins escolheu o tema “Entre o EU e o Outro – José Saramago e a (Des)Construção da Identidade Ibérica: Recepção da Jangada de Pedra em Portugal e em Espanha”.