O Tortosendo acolheu, no sábado, a VI Taça de Portugal da KPS (Karate-Do Portugal Shotokan), organizada pela ASKBI (Associação Shotokan Karate-Do da Beira Interior), em que participaram cerca de 170 atletas.
A União de Karate Shotokan das Beiras marcou presença com dois árbitros e 30 atletas. Nove karatecas do Centro de Artes Marciais da Guarda subiram ao pódio, com sete primeiros lugares e cinco terceiros, enquanto a Escola Desportiva da Câmara de Celorico da Beira alcançou oito primeiros lugares, cinco segundos e um terceiro lugar. Já o Clube de Karate Shotokan de Gouveia obteve cinco primeiros lugares, um segundo e outro terceiro. Entretanto, Rita Morgado (Academia Egitaniense de Karate Shotokan) integrou a selecção nacional, no escalão de alvelins em kata, que conquistou o primeiro lugar do VIIº Troféu Diputación de Cáceres (Espanha). A competição juntou cerca de 170 jovens, dos 7 aos 15 anos, das selecções das Federações de Espanha e Portugal. É a primeira karateca do distrito a ser chamada à selecção neste escalão e a participar na primeira prova Internacional em que o nosso país participa com os mais novos.
Por cá, no sábado realiza-se mais uma formação do 1º Ciclo de Acções de Formação para Treinadores de Karate e Praticantes Cintos Negros da Federação Nacional de Karate – Portugal. A iniciativa decorre na sala de conferências da Junta de São Miguel, na Guarda-Gare, e é protagonizada por Eduardo Rafael, treinador no Sabugal, numa organização da AEKS. No domingo, o pavilhão desportivo das Piscinas Municipais do Sabugal acolhe um dos seis Campeonatos Regionais dos escalões de formação da Federação Nacional de Karate – Portugal.